sábado, 11 de julho de 2015

"Literalogue": um guia visual para os grandes nomes da literatura! - Por Emily Antonetti


Está precisando de inspiração? Então, vem comigo!

"Literalogue" é um guia visual que consiste em mais de 100 ilustrações de poetas, autores e escritores que ajudaram a emoldurar a escrita como a conhecemos hoje. O projeto, idealizado pelo arquiteto e designer John O'Sullivan, abrange mais de cinco séculos de histórias no papel e explora os 40 movimentos principais da literatura mundial - assim como outros de menor destaque. 

(Imagem: reprodução;John O'Sullivan - 'Literalogue")
A coleção "Literalogue" possui dois formatos: uma versão limitada com uma caixa com cartões personalizados e uma série de pôsteres de arte em padrão A4. Na frente de cada um, há uma citação literária de alguma obra do autor e a indicação de qual movimento de destaque ele pertence - disfarçadamente expresso por um código de cores representado por "narizes". Por exemplo, o autor William S. Burroughs faz parte da "Geração Beat", indicada nos cartões pelo nariz verde limão. Da mesma forma que Jack Kerouac ou Allen Ginsberg também estrelam a cor.




Mas, se você estiver curioso por mais informações, basta virar o cartão e ler uma infinidade de dados interessantes que estão dispostos em categorias estilo "fatos importantes" ou "leitura obrigatória de títulos", por exemplo. Dessa forma, o "Literalogue" se torna uma ferramenta útil que permite que os leitores possam rapidamente refrescar a memória e, ao mesmo tempo, ganhar um incentivo para explorar a literatura mundial - tendo como referência os gostos e preferências já existentes.  

A enciclopédia da literatura teve como objetivo aguçar os amantes das palavras a abraçarem o projeto no Kickstarter. Lá, uma caixa bônus destacando 40 grandes autores vivos também foi disponibilizada. No entanto, a ideia falhou. Uma pena! E aí, Brasil, vamos elaborar um desses em versão tupiniquim? 


Curtiu a ideia? Assista ao vídeo do projeto clicando aqui

Emily Antonetti

8 comentários:

  1. Adorei a estética das ilustrações, muito criativas, sem contar que essa é uma forma muito eficaz de divulgar grandes nomes da literatura para pessoas leigas e despertar nelas o interesse na leitura. Beijos!

    http://geekcoolture.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      É super interessante a ideia, né?

      Beijooooos

      Excluir
  2. Amei as ilustrações ♥

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nossa, AMEI! eu adoro literatura e ilustrações diferentes assim, quer dizer, achei perfeito!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demaaaaaaais de lindo, hehe.
      Que bom que gostou.

      Beijoooos

      Excluir
  4. Muito bacana a ideia!
    Super criativa ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem diferente a ideia.
      Como não gostar? Hehe.

      Beijoooos

      Excluir