terça-feira, 4 de agosto de 2015

Um postal a cada sexta-feira por 60 anos – O Álbum


Existem homens românticos e existe uma outra categoria: Gabe Alexander. O homem, que é um dos protagonistas do livro O Álbum, de Timothy Lewis, da Editora Novo Conceito, mostra como uma história de amor pode ser bonita, real e durar mais de 60 anos. E o mais legal é que eu li esse livro durante a minha lua-de-mel. Tem como começar melhor um casamento do que lendo sobre um matrimônio que durou seis décadas do modo mais romântico possível?

Livro cedido pela Editora Novo Conceito - Na minha mesa de café-da-manhã em Aruba *.*

Mais do que um romance apaixonado, O Álbum é uma história sobre fé e esperança, sobre segundas chances, sobre acreditar em tempos melhores e em encontrar o amor em qualquer fase da vida. A relação entre Gabe e Huck mostra que para ser feliz de verdade é preciso apenas estar com alguém que te completa e entregar o seu coração de corpo e alma.

No livro, Adam é um homem solitário, negociante de objetos usados que vive de revirar lembranças e itens de outras pessoas. Após um divórcio traumático, ele não acredita mais no amor e muito menos na felicidade. Ao de deparar com a casa e pertences de um casal que já faleceu, Gabe e Huck, ele encontra entre os álbuns de fotos um álbum com cartões postais com poemas datados de sextas-feiras durante 60 anos. Curioso sobre a história do casal e o que os levou a serem tão apaixonados a ponto de um gesto romântico tão preciso por tantas décadas, Adam sai em busca de respostas para ao saber o que deu certo no casamento deles e assim entender o que deu errado no seu.

Como Gabe e Huck não tiveram filhos, a única pessoa que pode preencher as lacunas é Yevette, filha de uma funcionária do casal que foi criada muito próxima a eles. Adam e Yevette se encontram para conversar e aos poucos tanto o leitor quanto Adam tem um vislumbre do que foi a vida deles: Extremamente comum, mas cheia de amor, felicidade e cumplicidade. Adam percebe que talvez não seja apenas um ato ou uma atitude que faz um casamento dar certo ou errado, mas um conjunto deles. 

Timothy Lewis
Que Huck e Gabe ficaram juntos é óbvio, mas o que acontece durante os 60 anos de casamento não. Apesar de não ser uma história corrida ou de ação, há vários momentos emocionantes, inesperados e que deixaram a vida do casal ainda mais interessante. Huck e Gabe não foram à prova de brigas ou de decepções, mas souberam colocar o amor que sentiam acima de tudo isso. E junto a isso há uma relação de amor profunda. Aliás, o livro em si é muito profundo e nos faz refletir sobre relacionamentos de forma muito doce.

O Álbum é narrado por pontos de vistas diferentes e em tempos diferentes. Temos a narração em terceira pessoa sobre a história de Huck e Gabe, dos anos 1920 até os anos 1980. Há também os anos 2000 com a visão de Huck aos 90 anos aos cuidados de Yevette. E ainda Adam narrando em primeira pessoa em 2006. Apesar de tantos personagens e do livro começar com Adam, o foco é totalmente Gabe e Huck. Sabemos sobre os traumas e dramas de Adam e Yevette, mas são plano de fundo. Gostaria de ter conhecido um pouco mais sobre eles, mesmo que Huck e Gabe tenham sido excelentes protagonistas: Teimosos, românticos e divertidos.

A cada início de capítulo sobre Gabe e Huck, há um postal com um dos poemas do marido para a esposa e que tem a ver com o que será falado nas próximas páginas. Achei esse toque uma coisa super fofa da parte do autor e da editora.

Algo que deixou O Álbum ainda mais romântico é que o autor inspirou-se nos seus tios-avós. Timothy Lewis disse que encontrou entre os pertences deles postais com poemas que equivaliam a todas as sextas-feiras que eles ficaram casados na vida. Eles haviam sido mantido em segredo do resto da família, assim como fizeram Gabe e Huck. É a arte imitando a vida.

Recomendo.

Teca Machado


9 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, julgando por essa capa eu nunca iria imaginar que esse livro apresentaria um amor tão romântico assim.
    Nunca recebi um poema de alguém que gostei (nem do guri que amo), mas só de imaginar recebendo uma carta toda sexta-feira com poema me faz suspirar forte e ter vontade de chorar.
    Casamentos são algo complicado para mim. Eu acredito neles, mas quando olho as pessoas que me cercam e vejo os seus casamentos fracassados bate um desanimo, sabe?
    Não tenho dúvidas que o amor de Gabe e Huck é admirável e foi forte.
    Desejo agora muito ler esse livro. Nem que seja em e-book. Só necessito ver o teor das cartas e me emocionar.
    Você teve um dedo na mágico na escolha da leitura nessa sua lua-de-mel hein, Teca? rs
    Parabéns pelo casamento. Acompanhando suas fotos e postagens há meses, sobre o casamento e o seu amor pelo maridão, sinto que posso acreditar num amor que dure para sempre, ou enquanto vivermos. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunoooo queridoooooooo
      É de emocionar mesmo! Do que eu te conheço, tenho certeza que você vai gostar de O Álbum.
      Não é só sobre amor, mas sobre esperança no amor também. Quem sabe Gabe e Huck não te fazem mudar de opinião, né?
      :)
      Muito obrigadaaaa!
      Amééééém! É muito amor aqui mesmo, hahaha. Que dure para sempre e que você encontre o mesmo na sua vida.

      Beijoooos

      Excluir
  3. Um bom romance as vezes cai muito bem... melhor ainda na sua própria lua de mel... adorei!
    Fiquei com vontade de ler, ótima resenha!

    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Ele caiu muito bem na ocasião.
      :)
      É muito amor no coração, hehe.
      Espero que goste!

      Beijoooos

      Excluir
  4. Tekinhaaaaaa
    Amei a premissa do livro.
    Estoy te quierendo mucho, muchacho!
    Você me conhece e sabe o quanto eu amo romances, né? Ainda mais romances com caras românticos.
    Vou me apaixonar pelo Gabe, né? Certeza!
    Obrigada pela dica.
    Xoxo, Tiana Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiana, te conheço super bem e sei que você vai amar!
      Corraaaaaaaaa para ler!
      :**

      Excluir
  5. Deve ser uma história be bonita! ^^
    Já quero ler! rs
    Adorei a indicação
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, é bem lindo mesmo!
      Que bom que gostou da indicação.

      Beijooos

      Excluir