sábado, 8 de agosto de 2015

Lugares Escuros – Gillian Flynn surpreendendo novamente


Desde que li Garota Exemplar (Comentei essa obra prima aqui), digo que se eu fosse o marido da Gillian Flynn teria medo de dormir perto dela. A autora tem uma mente muito doida e quase maníaca para escrever textos assim. Enquanto estava lendo Lugares Escuros, seu outro livro, disse isso várias vezes para o meu esposo (Olha que leitura boa para fazer na lua-de-mel, haha). Então, quando li nos agradecimentos que ela fica feliz por o seu marido ainda dormir perto dela, sem nem precisar acender a luz, fiquei rindo sozinha. Ela sabe que é doida. :P

Na lua-de-mel, em Curaçao, na praia de Porto Mari :)

Pode ler a resenha sem medo, esse blog é sempre spoilers free. Só conto a sinopse para que você saiba sobre o que se trata o livro/filme e a minha opinião.

Lugares Escuros, que peguei em parceria com a Livraria Janina, é incômodo. Não há personagens adoráveis e doces ou romance. Mesmo a protagonista, Libby Day, tem muito mais defeitos do que qualidade. Antissocial, cleptomaníaca, preguiçosa, mentirosa e, segundo ela, contém a maldade dentro de si. É no melhor estilo ame ou odeie, mas não te deixa indiferente a ela.

Aos sete anos, em 1985, Libby presenciou a morte da sua mãe e das suas irmãs no que ficou conhecido como Sacrifício Satânico de Kinakee, Kansas, cidade onde moravam. Libby escutou gritos, tiros e confusão, conseguiu fugir da chacina e testemunhou contra o seu irmão de 15 anos, Ben, que ganhou uma sentença de prisão perpétua.

24 anos se passaram e Libby vive agora numa letargia causada pelo trauma da infância. Não trabalha, não tem amigos, não sai, não faz absolutamente nada da vida, nem nunca visitou Ben na cadeia. Ela vive de um fundo de doações que recebeu na época dos assassinatos, mas a fonte de dinheiro está secando. Quando se vê desesperada por mais renda, é procurada pelo Kill Club, uma espécie de organização que admira e pesquisa crimes bizarros. Eles acreditam que o seu testemunho, vital para a prisão do irmão, foi cheio de erros e confusões de uma garota pequena, então pagam para que ela investigue o que aconteceu naquela fatídica noite para que a verdade seja descoberta. Eles têm certeza que o garoto era inocente.

A cara da Gillian Flynn é doce, mas ela é doida
Sem muita alternativa financeira e pensando nos assassinatos pela primeira vez desde que aconteceram, Libby mergulha nos lugares escuros da sua mente e se vê numa teia cada vez mais complicada, deixando o leitor tão curioso quanto ela. Gillian Flynn confunde a nossa cabeça, nos deixando em dúvida: Afinal, Ben matou ou não matou a família num ritual satânico?

A narração de Lugares Escuros é feita de forma alternada entre os capítulos. Há os do presente, onde Libby narra em primeira pessoa a sua busca pelo que aconteceu naquela noite. E há os do passado, em terceira pessoa, do ponto de vista de Ben e de Patty, mãe deles, que vai aos poucos remontando tudo o que se passou no dia dos assassinatos. A autora costuma deixar os capítulos com um desfecho que o deixa ainda mais curioso e isso faz com que você queira engolir o livro e descobrir logo que porcaria aconteceu na noite de 3 de janeiro de 1985. 

Lugares Escuros é um thriller psicológico envolvente e instigante. Tem cenas que podem incomodar aqueles mais sensíveis. O livro é totalmente capaz de te deixar perdido, sem saber em quem ou em quê acreditar, assim como a protagonista que se sente confusa ao não poder acreditar em sua própria memória. São reviravoltas, novas informações, fatos aparentemente irrelevantes, tudo que te joga finalmente num desfecho inimaginável e quase bizarro. Não é tão incrível quanto Garota Exemplar, mas é excelente.

Por essas e outras que eu digo sem medo que leio tudo o que Gillian Flynn escrever, até sua lista de compras.

Lugares Escuros ganhou uma adaptação cinematográfica com Charlize Theron, Nicholas Hoult e Chloe Grace Moretz, mas passou meio despercebido, não foi igual Garota Exemplar que ganhou um super marketing. Eu mesma, que estava de olho, não vi. De qualquer modo, queria ler o livro antes. Quando vir o filme, conto para vocês o que achei. Enquanto isso, fiquem com o trailer:


Recomendo muito.

Compre o seu exemplar de Lugares Escuros aqui na Livraria Janina.

Teca Machado


21 comentários :

  1. hm, outro dela que vai virar filme né, eu gostei do garota exemplar e fiquei super curiosa pra ler o livro, gosto desse estilo de suspense policial dela

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um estilo bem dela mesmo.
      É muito bom, eu adorei os dois.

      Beijoooos

      Excluir
  2. Oi, Teca!
    Estou com Garota Exemplar aqui para ler quando tiver tempo, pois sou muito curiosa para conhecer essa "loucura" de Gillian Flynn.
    Cada vez que leio uma resenha desse livro fico mais curiosa para lê-lo. Parese ser muito bom.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é doida mesmo.
      Se prepara, hahaha.
      Não é fácil, mas é muito booooom.
      Espero que goste.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?! Conheci seu blog agora e gostei bastante, já estou seguindo o blog e curtindo a fan-page ;)

    Adorei a resenha, quero muito ler esse livro. Adoro esse tipo de livro, com muito mistério, suspense e terror :3

    Abraços do Dan!
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dan!
      :)
      Que bom que quer ler. Ele é impressionante.

      Beijooos

      Excluir
  4. Caraca, menina! Fiquei doida só com o trailer, nem imagino como deve ser o livro!
    Fiquei com muita vontade de ler também.

    Essa mulher tem uma mente incrível de verdade. E nos deixa com essa sensação de não pode parar de ler porque tem que saber a verdade, né? Hahahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não dá para parar.
      Parece que o livro gruda na sua mão.
      Se gostou do trailer, vai gostar ainda mais do livro.
      *.*

      Beijooos

      Excluir
  5. Tequinha, sua linda
    como voce tá? Eu comentei na postagem do casório porque né, EU PRECISO COMENTAR ISSO: to vendo fotos do seu casamento até agora rsrs e gentee, quanta fofura <3 tudo!! E casar de sapatilha deve ter sido super confortável *--* e gentee, aquela moça de preto e branco é sua irmã? é a sua cara :o voce e seu esposo coisas mais fofas da vida <33
    E que boa lua de mel, teve até leitura boa <3
    Bem, vamos ao livro:
    eu tinha ficado curiosa porque ja tinha ouvido falar, mas vendo sua resenha fiquei com vontade de ler right now.. .e essa gillian é realmente doida, pelo menos em garota exemplar, e ela nao deixou de ser em lugares escuros... beem, eu quero ver o filme mas depois de ler, e venha contar pra gente o que voce achou tá, tequinha? ^^

    Agora vamos vamos...
    E como está a vida numa cidade nova? ;) Não tem problema não rsrs eu não deixei de querer I Love NY não, parece tão amorzinho que não tem como não querer ler <3

    E nossa, acho que eu falei demais pro horário rsrs mas tudo bem, você supera ;)
    Beijocas!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâââââm queridonaaaaa
      Vou responder tudo no seu blog.
      Mas sobre a Gillina Flynn: ela é muy loca! Medo dessa mulher, haha.
      Espero que leia e goste.
      :)

      Beijoooos

      Excluir
  6. COMO NÃO AMAR SUAS RESENHAS SENDO QUE NA DESCRIÇÃO DA FOTO DO AUTOR DIZ: A cara da Gillian Flynn é doce, mas ela é doida. AHHAHAHAHAH <3 Sério. Eu nunca li nada dela, mas vi o filme lá do Garota Exemplar e AMEI! Então, dica mais que anotada!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha.
      Que bom que gosta, Thayse!
      :D
      Espero que goste da dica.

      Beijooos

      Excluir
  7. Teca, séculos que eu não passo por aqui. Mas ando bem atrasada na leitura dos blogs que eu adoro. Desculpa o sumiço! ;-) Sobre o post: depois que assisti Garota Exemplar, eu tenho medo dessa autora hahaha! Não tenho coragem de ler os livros, mas o filme até encaro, eu acho. ;-)

    Beijo,
    Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, friend, eu também ando atrasada.
      :(
      Super te entendo, relaxa.
      Siiiiiiiim, ela é doida e você vai ficar com medo de Lugares Escuros, haha.

      Beijooos

      Excluir
  8. Teca, adoro seu blog e principalmente suas resenhas dos livros!! Você já leu Objetos Cortantes da Gillian? Por favor, faz a resenha pra mim! Quero saber sua opinião, pois já li e amei. Vou começar agora Lugares Escuros!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Ai, que delícia ler isso. Fico muito feliz. :*
      Ainda não li, mas já tenho ele na estante, está na fila de espera, tadinho.
      Mas estou doidaaaaaaaa para ler.
      :D

      Beijoooos

      Excluir
  9. Oi, Teca!

    Ainda não li os livros da Gillian Flynn, mas tenho curiosidade, especialmente por perceber o quanto as histórias dela mexem com o leitor. Gosto de livros assim.
    O tema de "Lugares Escuros" é pesado, mas bem instigante e diferente.
    Ri bastante quando mencionou os agradecimentos dela, apesar de parecer meiga, ela escreve histórias bem doidas e fortes, rs.
    Espero ler em breve! Adorei a resenha.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa!
      Ela engana bem, né? Toda meiga e tals.
      E é exatamente isso que você disse, as histórias delas mexem com a gente, seja pelo bem, seja pelo mal.
      Você não fica indiferente.

      Beijooos

      Excluir
  10. Gosto desses livros de suspense e mistério... já quero ler... ^^
    E sobre o filme, quero ver também.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, é beeeeeeem suspense mesmo.
      Se gosta do tema, tenho certeza que vai adorar.

      Beijooos

      Excluir
  11. Não sei se mais alguem reparou mas tem um erro nesse livro que me incomodou demais.
    A Patty Day fala em um determinado momento que seu sobrenome de solteira era Krausen, logo "Day" é o sobrenome do marido.
    Se Day é o sobrenome do marido, como é possível que os pais da Patty se chamem Ann e Ed DAY???? Não faz o menor sentido e nao me conformo que nenhum revisor viu isso!

    ResponderExcluir