quarta-feira, 22 de junho de 2016

O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias – “A trilogia de cinco em um único volume”


"Não entre em pânico!"

Assim diz a capa do Guia do Mochileiro das Galáxias. Com ele você pode navegar pelo universo tendo informações sobre todo tipo de vida, planetas, guerras e o que mais aconteceu nos últimos milhões de anos. Então pegue sua toalha e chegue junto, vamos explorar por aí!

Sempre ouvi falar sobre a série O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Adam Douglas, e a curiosidade esteve comigo esse tempo todo, já que os livros são considerados estrelas do mundo geek. Quando a Editora Arqueiro, parceira do blog, lançou uma edição de capa dura chamada O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias com “a trilogia de cinco em um único volume”, percebi que era o momento certo para conhecer Arthur Dent, Ford Prefect e todos os outros malucos que eles encontram pelo caminho.

Livro cedido em parceria com a Editora Arqueiro

Dos cinco livros, já li o primeiro, que leva o nome da série, O Guia do Mochileiro das Galáxias, e me diverti muito com a história que quase nunca faz sentido. Arthur Dent, um cara normal e até mesmo meio sem graça, vive na Terra. Numa quinta-feira comum descobre que sua casa será demolida para construírem no lugar um desvio na estrada. Ele está arrasado! Mas as coisas ficam piores ainda quando descobre em seguida que a Terra será demolida para a construção de uma via expressa interespacial, nesse cantinho meio brega da galáxia.

A sorte é que Ford Prefect, amigo de Arthur, é um etê que estava no nosso planeta em busca de informações novas para o Guia do Mochileiro das Galáxias. Vendo a destruição iminente, Ford sai da Terra de carona com uma nave e leva Arthur junto. E começa aí uma viagem muito louca aos confins do universo que envolve probabilidades, impossibilidades, a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais, além de muitos alienígenas e ratos.



A questão é que O Guia do Mochileiro das Galáxias é muito doido. Muito. Só que no bom sentido. Tem várias partes sem sentido, que se ligam lá na frente com algum acontecimento importante e outras que, acredito, serão só nos próximos volumes. São tantos planetas, raças, nomes quase ou totalmente impronunciáveis que às vezes você fica meio perdido. É até mesmo difícil imaginar alguns dos alienígenas, mas se esforça que você chega lá.

O ponto chave dessa série é o tom irônico e mordaz com que Adam Douglas escreve. Cheio de deboche contra a vida em sociedade, à religião e às questões burocráticas e morais, o texto é diferente de quase tudo o que você já leu, o que pode por vezes deixar a leitura mais lenta, mas ainda assim muito agradável. Aliás, esse não é um livro para se ler numa sentada só. Ele deve ser degustado.

Douglas Adams

Apesar de muito falar sobre viagens no espaço e física, não é preciso entender do assunto para compreender bem a história (eu mesma sou uma mula em exatas e o livro fluiu super bem). O foco da série são as aventuras muito loucas de Arthur, Ford e os companheiros que eles fazem no meio do caminho.

O Guia do Mochileiro das Galáxias me fez rir em vários momentos, principalmente quando tentava imaginar algumas das cenas absurdas descritas pelo autor. A frase “Não entre em pânico!” nunca faz tanto sentido quanto durante os sufocos que os personagens se metem, principalmente Arthur, um principiante no mundo dos viajantes espaciais.

Divisão entre um livro e outro

Essa edição em capa dura da Editora Arqueiro ficou muito bacana, ainda que de diagramação simples. A letra é pequena e a página amarelada, o que deixa a leitura super tranquila. Entre cada um dos livros tem uma divisão que deixa muito claro que é o fim de um e início do outro. Junto com o livro, recebi um bottom com a resposta às todas as dúvidas do universo, além de uma ecobag muito legal.

Adorei ter todos os volumes num só livro e em breve começo o segundo. Mal posso esperar para saber o que mais vai rolar de bizarrices.

Recomendo.

Teca Machado

13 comentários :

  1. Oi, Teca.
    Que fantástico.
    Eu fiquei babando por esse livro quando a editora disponibilizou para resenha. Mas para ler naquele mês não daria para mim, então escolhi outro. Porém, vou escolher este ainda este ano. Necessito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição ficou mesmo maravilhosa, né, Naty?
      E fora que o livro é muitooooo legal!
      <3

      Beijooos

      Excluir
  2. Oi
    eu sempre vejo falarem desse livro e quase comprei também, essa nova edição parece ser bonita e que bom que está gostando apesar da história parece um pouco viajada, mas deve valer a pena.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É viajado, mas é bom!
      Eu adoro um nonsense, hehe.
      Quando puder, dá uma chance.

      Beijoooos

      Excluir
  3. Ooi! Eu terminei recentemente esse volume e meu deus... eu cansei hahah
    Gostei das histórias, mas nossa... foi ficando enjoativa aos poucos, algumas coisas eu achei bem confusas e tal. Gostei mas não amei.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silviane!
      Por isso que eu li o um, vou esperar uns dias, ler o dois e assim por diante.
      Não gosto de ler séries inteiras de uma vez só para não enjoar.
      Mas que bom que gostou!

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi, Teca, tudo bem?

    Eu não entendo nada desse universo geek e nunca me interessei pelas histórias de Douglas Adams, mas essa edição da Arqueiro é tão linda que dá até vontade de ler! hahahaha
    Espero que os demais livros ainda continuem te divertindo! ;)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires!
      Siiiiiim, ela está maravilhosa!
      <3
      Como não amar livros em capa dura? Hehe.

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi Teca, tudo bem? Eu cheguei a comprar esse box uma vez, mas acabei vendendo sem ler uma página kkkkkkk
    Mas que bom que você está curtindo essa viagem :)
    Com quem você faz o curso online que citou?
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Que pena, Gih!
      Compra de novo, é muito bacana!
      Hahahaha.

      Vou te responder sobre o curso lá no seu.

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi, Teca!!

    Eu também gostei dos mesmos pontos que citou na resenha em relação ao livro.
    Gosto principalmente dessas críticas de forma indireta a todo o nosso estilo de vida.

    Espero que se divirta com os próximos livros também!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!
      É muito doido e acho que vai ficar mais ainda, hahaha.
      :P

      Beijooos

      Excluir
  7. Eu gostei muito de saber que existe esse livro com todas as histórias juntas. Também morro de curiosidade sobre esse livro e quero ler logo. Já vou ficar de olho nessa edição 5-3 em 1! ^^
    Adorei a resenha, só me deu mais vontade de ler ele... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir