sexta-feira, 28 de julho de 2017

Azar o Seu! – Chick lit para rir e amar


Láááá em 2012, quando li Como (Quase) Namorei Robert Pattinson, da Carol Sabar, me deu um estalo (além de eu ter ficado completamente apaixonada pelo livro, que comentei aqui). Foi o primeiro romance nacional moderno que eu li e percebi que, sim, havia espaço para a literatura nacional. Logo em seguida conheci a Carina Rissi e vi que realmente havia produções maravilhosas vindas daqui, não era um caso único. Então porque não eu mesma começar a escrever, né? A partir daí me aventurei nesse mundo literário. Mas esse post não é para falar de mim, é para falar da Carol Sabar, porque li seu outro livro, Azar o Seu!, e do mesmo modo que me apaixonei pela obra anterior, caí de amores por essa.


Azar o Seu! tem como protagonista a Bia, que se considera uma das pessoas mais azaradas do mundo. Sem emprego, cheia de dívidas, sem sorte nenhuma no amor, já que o amor da sua vida, o Guga, foi embora há mais de 10 anos e nunca mais falou com ela, e obrigada a voltar para a casa do pai em Juiz de Fora, ela acha que atingiu o fundo do poço. Depois de um enterro – desastroso, diga-se de passagem -, Bia está voltando para Minas e fica parada no trânsito numa avenida do Rio de Janeiro. No carro ao lado, um rapaz desconhecido começa acenar e a falar com ela, mas ela não dá bola. 

De repente, começa um tiroteio e ela e o rapaz saem dos carros e entram debaixo da Kombi velha de Bia para se proteger. Tendo certeza absoluta que vai morrer, ela diz para o rapaz que nunca esqueceu o Guga, que ele precisa encontrar seu antigo amor para contar para ele que Bia morreu amando-o. Mas como ela iria saber que o desconhecido – muito lindo e gostoso por sinal – é justamente o Guga, que mudou muito desde a última vez que se viram? Quando os tiros param e eles ficam em segurança, Guga não tem coragem de assumir sua identidade e Bia passa a ficar cada dia mais encantada com o rapaz, finalmente um novo amor para ela esquecer Guga.

Carol Sabar
Azar o Seu! é uma comédia romântica – chick lit – divertidíssima! Eu amei da primeira à última página e me peguei rindo em vários momentos. A escrita da Carol Sabar te envolve, te leva para aquele universo do livro. Eu tinha certeza absoluta que estava vivendo tudo com a Bia, pensava nela durante o dia, enquanto não estava lendo. 

Esse livro é um pouco mais adulto do que o livro anterior, mas é bem tranquilo para todas as idades. Bia é uma personagem super cabeça dura, realmente azarada, mas que tem um coração ótimo, assim como boas intenções. Claro que durante vários momentos eu quis dar um soco na cara dela, mas faz parte. Guga é fofo, apaixonante e muito prepotente, o que faz parte do seu charme. Sei que queria me casar com ele (Eu ouvi periguete literária? Ouvi!). Outros personagens maravilhosos foram Raíssa, a irmã de Guga e ex-melhor amiga de Bia, que tinha tudo para ser mimada e mesquinha, mas não é, e o pai da protagonista. Esse é aquele tipo de história que nos apaixonamos pelo casal principal e pelos personagens secundários.

Mais do que uma história de amor, Azar o Seu! é sobre amizade e família, sobre a importância de ter pessoas amadas ao seu lado. Guga, antes de ser o cara que ela ama, sempre foi seu melhor amigo, aquele que cresceu com ela e a ajudou a se tornar quem é. A personalidade de Bia foi moldada pelo meio que ela cresceu, por Guga, por Raíssa e pelo pai dela. 

Claro que por ser uma comédia romântica, Azar o Seu! pode ser previsível em alguns momentos, mas Carol Sabar soube criar um clichê sem ser clichê, com rumos diferentes e imprevistos que eu não imaginaria que teria. 



Se você ainda não conhece os livros da autora, faça um favor a si mesmo e vá correndo ler! Tanto Como (Quase) Namorei Robert Pattinson quanto Azar o Seu! são leituras divertidas, emocionantes, cheias de suspiros e que representam o que a literatura brasileira tem de melhor.

Recomendo muito.

Teca Machado

15 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Tenho muita vontade de ler algum livro dessa autora, parecem ser bem engraçados, hehe. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Azar o seu parece ser bem divertido, quero muito ler, já escutei falar mt bem dele. Como quase namorei o Robert eu nuna tinha visto, deve ser engraçado tb kk'
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie Teca, tudo bem com você?
    Confesso que eu tinha certo preconceito com a literatura nacional viu? O primeiro nacional que eu comprei foi por engano, e me apaixonei! A partir daí, comecei a dar mais valor para os chick-lit nacionais, e só tenho encontrado leituras maravilhosas!
    Eu não sou muito fã da capa desse livro, capas com desenhos não me atraem muito, mas a sinopse e a sua resenha me conquistaram! Vou procurar saber mais sobre a autora e a obra :)

    Com carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não conhecia a autora e sim: já quero ir correndo ler! Que ótimas dicas


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. OI BISTEQUINHA

    eu sou até suspeita pra falar de chick lit, né? HAHAHAHAHA SOU ALOKA DO CHICK LIT!
    ainda não li esses, mas já quero.
    Fico toda orgulhosa quando vejo autores nacionais com histórias maravilhosas, principalmente quando são meninas e autoras de chick lit, tipo a minha Bistequinha <3

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca,
    Eu amo livros comédia romântica!
    Já querooooooo, para ontem! Como faz? HAHAHAHA
    E sendo nacional, é melhor ainda.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Teca! Não conhecia a autora e pela sua resenha tenho certeza de que a obra é maravilhosa. Dica anotada. Abração!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  8. Teca, vou ser bem sincerona: não curti Como (quase) namorei Robert Pattinson não x.x Mas fiquei MUITO curiosa pra ler Azar o seu. O plot é muito divertido, acho que desse eu iria gostar. E socorro, também sou periguete literária HAHAHAHAH.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  9. Caramba, parece ser muito interessante. Já amei.

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Teca, li Azar o Seu á uns 2 anos e me diverti muito com a leitura. A Carol é cômica na forma de escrever e narra incrivelmente bem esse estilo amor comédia romântica. Indico também muito a obra. xD
    www.papuff.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Teca, tudo bem?
    Não conhecia a autora, e nem o livro, mas adorei a resenha. Assim como você, depois que descobri os livros da Carina Rissi fiquei com vontade de conhecer outros romances nacionais. A história parece divertida, leve, daquelas que você termina numa tarde só e com personagens encantadores. Obrigada pela indicação!
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Teca! Nossa, está na minha lista de leituras há tanto tempo, que vergonha da minha parte ainda não ter lido! Não me importo com a previsibilidade, na verdade, eu até gosto disso em livros do gênero e a leitura parece mega divertida <3 Fico feliz por vc ter me lembrado da obra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi, Teca! Eu não conhecia a autora, nem os seus livros. Você diz algo muito interessante sobre os chick lit nacionais. Também acho que algo novo que as editoras ainda estão começando abrir os olhos. Os poucos nacionais que li (infelizmente, preciso resolver isso) foram incríveis e não deixaram a desejar em nada para os internacionais. Sem contar que eu achei que eles estão mais próximos da nossa realidade. Dica anotadíssima <3

    beijos

    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Oi, Teca!!

    Eu já vi os livros da Carol, mas ainda não tive a chance de ler nenhum. A história parece ser bem divertida mesmo.
    O gênero chick-lit não é um que me atrai fortemente, mas sempre acabo lendo alguns. Vou adicionar na lista. ;)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir