quarta-feira, 12 de julho de 2017

Demolidor: Um herói de “bairro”


Tá, eu sei, estou atrasada como sempre. Quando o assunto são séries, dificilmente eu fico atualizada no tempo certo. Eu amo assistir séries, mas como livros sempre vêm em primeiro lugar, acabam não sendo prioridades e eu fico para trás. Fora que tenho preguiça de quando não está completo na Netflix. E hoje eu quero falar de Demolidor, produção da Marvel e da ABC para o serviço de streaming.


Primeiro vamos contextualizar: Demolidor é um super-herói da Marvel e cabe dentro do Universo Cinematográfico do estúdio, mas faz parte dos personagens que estão presentes nos Defensores, um, digamos, “heróis de bairro”. Enquanto os Vingadores protegem a Terra de problemas em escola global e universal, os Defensores são mais voltados para Nova York, para salvar a população individualmente. E faz parte desse grupo Demolidor, Jessica Jones (comentei aqui), Luke Cage e Punho de Ferro. Todos já estão na Netflix e em breve a série de todos juntos estreia.

Esqueça aquele filme bem mais ou menos do Ben Affleck em que ele interpretou o Demolidor anos atrás. O Demolidor da Netflix é mil vezes melhor. Matt Mudorck (Charlie Cox) ficou cego aos 9 anos por causa de um acidente com produtos químicos. Mas todos seus outros sentidos foram desenvolvidos de forma sobrenatural e ele passou por um intenso treinamento físico. Quando adulto, Matt abre um escritório de advocacia com Foggy Nelson (Elden Henson) para trabalhar pelos oprimidos, mas ao mesmo tempo, durante a noite, coloca uma máscara e atua como um vigilante mascarado na região de NY conhecida como Hell’s Kitchen, que é extremamente violenta e perigosa.



Um dos pontos mais interessantes das séries da Marvel para a Netflix é que o foco é muito mais psicológico e físico do que sobrenatural. Não tem martelo de Thor e Asgard, não tem poderes místicos do Dr. Estranho e não tem homem verde gigante como Hulk, tem só um cara altamente treinado, obstinado e que não tem medo de se machucar. Tanto que só aos poucos, ao longo da temporada, é que o espectador vai tendo um vislumbre maior dos “poderes” de Matt. E mesmo os vilões são “normais”, contrabandistas, sequestradores, traficantes, empresários gênios do mal.

E mesmo sendo da Marvel, Demolidor e os outros defensores têm até umas piadinhas para fazer o espectador sorrir, mas é muito mais sóbrio e sério do que os filmes dos Vingadores. E é bem mais triste também. Em vários momentos eu fiquei com um super nó na garganta, principalmente quando há os flashbacks com o pai de Matt. E não nego que há muita luta, muito sangue e muita pancadaria sem dó e nem piedade.



A construção dos personagens é muitíssimo bem feita, principalmente dos cinco que mais aparecem: Matt, Foggy, Karen (Deborah Ann Woll), uma ex-cliente que se torna secretária do escritório de advocacia, Claire (Rosario Dawson), enfermeira amiga de Matt e Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), o vilão que é de uma grandeza e simplicidade absurda. É aquele tipo de personagem que rouba a cena, seja com a sua frieza, seja com os seus derradeiros momentos de bondade, seja com seu tique nervoso com os dedos. E nada disso seria possível sem uma boa escolha de atores. Todos são relativamente desconhecidos e com pouca expressão, mas é exatamente isso que ajuda a chamar a atenção da série. Charlie Cox, no papel título, principalmente, é um protagonista muito humano, com defeitos, qualidades e que sangra e fica roxo quando apanha, como uma pessoa comum.

Wilson Kisk, Claire, Matt, Karen e Foggy

Não há uma menção completamente explícita aos Vingadores, mas os acontecimentos de Demolidor têm início 18 meses após a grande batalha do primeiro filme, quando NY quase ficou destruída, principalmente a região de Hell’s Kitchen, que Matt tomou para si para cuidar.

Demolidor tem já duas temporadas no ar e a terceira está em produção.

Recomendo.

Teca Machado


12 comentários:

  1. Já tinha escutado falar desse nome, mas não sabia do que se tratava. Como você deve imaginar, não tem muito o meu estilo. Tem sangue, matança, eu passo hahaha. Mas vou indicar para a minha irmã e meu cunhado. Acho que eles vão curtir bastante! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, tem nada a ver com você mesmo, hahaha.
      :P

      Beijooos

      Excluir
  2. Oii, Teca!

    Eu fiquei conhecendo a série pelo meu irmão, e às vezes ia pra frente da TV enquanto ele estava assistindo, mas não curti muito... Legal você ter gostado! Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Realmente, não é para todo mundo.
      Tem muita pancadaria e sangue, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi, Teca!

    Acredita que vi só alguns episódios e depois parei? Eu gostei da série, achei ela muito bem feita e, também com concordo com você, ela é bem melhor o filme do Ben Affleck. Mas acho que tenho uma outra pegada para séries. Acabei deixando ela para depois, depois... e parei de ver :(

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram
    Colunista no Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Nossa, qualquer coisa é melhor do que aquele filme do Ben Affleck!
      Hahahaha
      Eu gosto muito, mas também não é a minha prioridade. Faz tempo que não assisto. Preciso terminar.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi Teca, se vc que já assistiu e está atrasada, imagina eu que nem comecei hehehheheh Demolidor não é meu herói favorito da Marvel, mas pela resenha parece que a série é muito boa e com uma ótima trama um tanto mais realista! Acho que vou curtir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Hahahahaha
      Acontece, né?
      Ele também não é o meu preferido, mas estou achando bem legal.
      E é bem realista, tirando um ou outro poder.

      Beijoos

      Excluir
  5. Olá Teca,
    Eu não acompanho séries, mas vi o filme do Demolidor com Ben Afleck
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lulu!
      Não gosta de séries? Mas gente! É tão bom!
      O filme foi bem mais ou menos, né?

      Beijoos

      Excluir
  6. Oi, Teca!!

    Eu não sou muito fã dos heróis de bairro e, além dos que você citou, dá para incluir o Homem-Aranha também.
    Acabo achando chato normalmente. Não sei explicar. Mas também nunca fui fã do Demolidor. Acho que assistiria só depois de terminar minha lista de "preciso assistir". Hahahahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Eu gosto de alguns. Não ligo de serem de bairro, HAHAHAHAHA.
      A sua lista é imensa e nunca vai parar de crescer, tenho certeza.

      Beijooos

      Excluir