sexta-feira, 21 de julho de 2017

O Livro da Menina – Sobre livros, séries, celebridades e casos


Se tem algo que o mundo bloguístico e literário me deu ao longo desses anos foram amigos. Conheci pessoas de vários locais do Brasil que compartilham as mesmas paixões e as mesmas loucuras. Foi o caso da Raffa Fustagno, do blog A Menina Que Comprava Livros. A conheci porque participamos do projeto Blogueiras.com, uma antologia de contos sobre esse universo (Por falar nisso, tenho as últimas unidades do livro! Corram que estão acabando!). Seu conto “E a Vida Me Trouxe...” é divertidíssimo e foi um dos meus preferidos. Além disso, a Raffa publicou O Livro da Menina. Nas últimas semanas a Babilonia Cultura Editorial, que publicou a obra, me enviou um exemplar de parceria e vim contar para vocês o que achei. Já vou dar um spoiler: ADOREI!


Sabe aquele livro que junta um conteúdo super bacana com uma identidade visual toda maravilhosa? É o caso de O Livro da Menina! Impossível não se derreter com as ilustrações, com a diagramação e com os jogos dentro das páginas. Sim, além de ser uma obra de leitura de não ficção, é uma obra interativa, com vários passatempos e jogos, tudo relacionado a literatura e a cinema. A Babilonia Cultura Editorial está de parabéns por nos entregar esse livro tão lindo!

A Raffa gosta de contar casos. Conta como foram suas Bienais – um monte, diga-se de passagem -, como foi criado o Evento da Menina, que acontece quase todos os meses no Rio de Janeiro, quais seus livros preferidos, as histórias de pessoas sem noção que já passaram pelo seu caminho e, as minhas passagens preferidas, como conheceu alguns dos maiores autores e artistas da atualidade.




Raffa tem uma veia meio stalker, hahahaha. Mas, sabe, eu também teria se morasse no Rio, onde vai muita celebridade, e minha casa fosse pertinho do Copacabana Palace! Ela tem histórias incríveis, como quando pediu umas 10 vezes para o Johnny Depp falar “oi”, na vez que seguiu de táxi o elenco de Se Beber Não Case no melhor estilo “siga aquele carro” ou na sua lua-de-mel que quis ir para Madrid só para ver uma peça do Ricardo Darín e ainda encontrou com ele no metrô.

Como para quem ama livros os escritores são tipo nossos rock stars, a Raffa tem histórias maravilhosas de quando conheceu essas pessoas. No seu “currículo” estão Nicholas Sparks, Harlan Coben (caraaaaaaaaa, ele ama o carequinha que nem eu! <3), Kiera Cass (que ela entrevistou dentro do quarto dela no hotel e ainda saiu para jantar junto!), John Green, Thalita Rebouças, Pedro Bandeira, Brittainy C. Cherry, John Green, Anne Rice e muito muito mais.




E a maneira como Raffa conta casos é muito divertida, parece que você está lá com ela! Sua escrita é informal, é como se você estivesse lendo o livro de uma amiga – e no meu caso foi mesmo, haha. Seu humor é daquele tipo que eu mais gosto, que ri de si mesmo, que é irônico e que sabe aproveitar o melhor de todas as situações, sejam elas boas ou bizarras.

E para quem está começando nesse mundo de literatura e de conhecer atores e músicos, ela dá dicas de como aproveitar bem uma Bienal, de como stalkear e ser mais provável de conseguir um autógrafo e foto e quais livros você pode ler quando estiver numa bad, quando levar um fora e muito mais.

O Livro da Menina foi uma leitura que eu terminei em menos de dois dias e senti o coração quentinho, com aquela sensação que sempre tenho quando finalizo um livro que tenho certeza que vai ganhar um lugar especial na minha lista de amados.


E, fiquem atentos, a Raffa me enviou um livro autografado para sortear para vocês! Na semana que vem sai o sorteio.

Desejo todo sucesso do mundo para a Raffa – porque ela merece – e recomendo O Livro da Menina de todo o meu coração para os meus leitores.

Teca Machado

8 comentários:

  1. Oi, Teca!
    Que livro fofo <3 Nossa, amei! Não sou muito fã de livros assim, mas esse eu adorei de verdade.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu AMEEEEI! Fiquei com MUITA vontade de ler. Que livro mais lindo! Adorei as histórias de stalker dela, acho que eu também seria se morasse lá HAHAH. Vou ficar de olho no sorteio, já quero.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo é esse? Fiquei vidrada nestas fotos e a forma como você vai falando sobre ele é maravilhoso. Realmente nos deixa com vontade de lê-lo.
    Estou muito curiosa pelo livro e espero lê-lo.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  4. Oi ,Teca! Que livro bacana hein, e as ilustrações dele estão simplesmente perfeitas. Adorei poder conhecer essa obra e valeu pela indicação. Irei adquirir o meu e aproveitarei e vou dar um de presente. Excelente sua resenha Teca e, principalmente a indicação dessa obra que parece incrível. Abração!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi bistequinha!

    Dá pra saber de cara que eu adoooooro esse tipo de livro que parece mais uma conversa, ne? Lembro muito sobre eu mesma hahahaha
    Eu to loka de vontade de ler o blogueiras.com e agora quero esse da Rafa também!

    Beijo
    Www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Teca!
    Que delícia de livro! Amei a proposta, as ilustrações... Bom pra dar de presente pra quem a gente sabe que também gosta de ler, né?! Dica anotadíssima!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Mas é claro que tenho esse livro que é MUITOOOOOOOOOOOOO fofo!!! <3
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Esse livro deve ser super divertido, hein?
    Quem não tem histórias sobre Bienais, né? Já vi treta entre blogueiros, entre escritores e também muitas outras que acabam me deixando nervosa até hoje. Hahahaha
    Bienal é certeza de alguma história. xD

    Mas achei a ideia super bacana e se algum personagens saísse dos livros para me amar com certeza seria o Jamie Fraser também!!!! Hahahahahahahahaha

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir