quarta-feira, 5 de julho de 2017

O Parthenon de Livros


Certamente você já ouviu falar que durante a II Guerra Mundial os nazistas baniram e queimaram muitos livros. Isso aconteceu principalmente com autores judeus, marxistas ou que fossem contra o que eles achavam ser correto. Até mesmo O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, foram para a fogueira.

Para relembrar o que aconteceu, a artista plástica argentina Marta Minujin criou “O Parthenon de Livros”, a principal obra do show de arte contemporânea Documenta que acontece a cada cinco anos na Universidade de Kassel, Alemanha.

Créditos da foto: DPA

Trata-se de um templo grego em tamanho real de livros banidos e queimados pelos nazistas no país durante a guerra. Ele tem 70 metros de comprimento, 31 metros de largura e 10 metros de altura e conta com 100 mil cópias de 170 livros títulos, cada um deles embrulhados em plástico para não estragar com as condições climáticas.

“O Parthenon de Livros” foi construído exatamente no local onde em 1933 aconteceu a queima de livros e é uma obra para discutir censura, não só da época da II Guerra, mas de hoje em dia também. Minujin acredita que esse é o seu trabalho mais político até o momento.

Créditos da foto: DPA

Ano passado a artista plástica começou uma campanha para a arrecadação dos livros e junto com voluntários da universidade de Kassel criou a lista dos livros banidos, fez a curadoria e construiu o monumento.

A exposição Documenta, que acontece simultaneamente em Atenas, Grécia – por isso a forma de templo grego -, e em Kassel, Alemanha, vai até setembro. E enquanto isso Minujin continua coletando livros banidos pelo nazismo para que ao fim da exposição possa distribui-los para a sociedade.

Créditos da foto: DPA

Quando se fala da fogueira de livros feita pelos nazistas eu só consigo lembrar da cena em que isso acontece no filme Indiana Jones e a Última Cruzada.

Fonte: The Local

Teca Machado

4 comentários:

  1. Olá, Teca. Torço para que se consiga arrecadar muitos livros. O monumento ficou belíssimo. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca!!

    Adorei o projeto e tenho certeza que vai ficar lindo!!! <3
    Espero que ela consiga todos os livros que está querendo arrecadar.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir