quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Casamento não é para você, por Seth Adam Smith


O título me chamou a atenção, li o texto e simplesmente me apaixonei. Me apaixonei tanto que resolvi traduzir e trazer para vocês:

Casamento não é para você
Seth Adam Smith

"Estando casado há apenas um ano e meio, eu recentemente cheguei à conclusão de que o casamento não é para mim.

Agora, antes de você começar a fazer suposições, continue lendo.

Eu conheci a minha esposa no ensino médio quando tínhamos 15 anos. Nós fomos amigos por 10 anos até... Até que nós decidimos que não queríamos apenas sermos amigo. :) Eu recomendo muito que melhores amigos se apaixonem. Bons momentos virão para os dois lados.

No entanto, me apaixonar pela minha melhor amiga não evitou que eu tivesse certos medos e ansiedades sobre me casar. Quanto mais próximos Kim e eu chegávamos à decisão de nos casarmos, mais eu ficava com um medo paralisante. Eu estava pronto? Eu estava fazendo a escolha certa? A Kim era a pessoa certa? Ela me faria feliz?

Seth e Kim

Então, numa fatídica noite, eu compartilhei esses pensamentos e preocupações com o meu pai.

Talvez todos nós tenhamos momentos em nossas vidas que parece que o tempo vai mais devagar, que o ar congela e que tudo ao nosso redor parece que nos atrai, fazendo com que esse instante seja um daqueles que nós nunca esqueceremos.

Meu pai dar a sua resposta para as minhas preocupações foi um momento e tanto para mim. Com um sorriso esperto ele disse: “Seth, você está sendo completamente egoísta. Então, eu vou tornar isso muito simples: Casamento não é para você. Você não se casa para fazer a si mesmo feliz, você se casa para fazer o outro feliz. Mais do que isso, seu casamento não é para você, seu casamento é para formar uma família. Não apenas com sogros e cunhados e toda essa tolice, mas com seus futuros filhos. Quem você quer que ajude a criá-los? Quem você quer que os influencie? Casamento não é para você. Não é sobre você. Casamento é sobre a pessoa com quem você se casou”.

Foi nesse exato momento que eu soube que Kim era a pessoa certa para eu me casar. Eu percebi que eu queria fazê-la feliz; ver o seu sorriso todos os dias, fazê-la rir todos os dias. Eu queria me tornar parte da sua família, e a minha família queria que ela virasse parte da nossa. E recordando sobre todas as vezes que eu a vi brincar com as minhas sobrinhas, eu soube que ela era aquela com quem eu queria construir a nossa própria família.

O conselho do meu pai foi tanto chocante quanto revelador. Era totalmente contra a atual “filosofia do Walmart”, que diz que se algo não te faz feliz, você pode voltar atrás e pegar um novo.

O casal e sua família

Não, um verdadeiro casamento (E um verdadeiro amor) nunca é sobre você. É sobre a pessoa que você ama – suas vontades, suas necessidades, suas esperanças e os seus sonhos. O egoísmo pergunta “O que há para mim?”, enquanto o amor questiona “O que eu posso dar?”.

Há algum tempo, minha esposa me mostrou o que significa amar sem egoísmo. Por muitos meses, meu coração estava endurecendo com uma mistura de medo e ressentimento. Então, depois que a pressão chegou a um ponto que nenhum de nós aguentava mais, as emoções irromperam. Eu estava insensível, duro. Eu estava sendo egoísta.

Mas, ao invés de equiparar o meu egoísmo, Kim fez algo além do maravilhoso – ela mostrou um amor efusivo. Deixando de lado toda a dor e angústia que eu causei a ela, Kim amorosamente me colocou em seus braços e amaciou a minha alma.

Eu percebi que tinha me esquecido do conselho do meu pai. Enquanto o papel de Kim no casamento tinha sido me amar, o meu papel tinha se tornado apenas sobre mim. Essa percepção horrível me levou às lágrimas e eu prometi à minha esposa que eu tentaria ser melhor.

Para todos vocês que estão lendo esse artigo – casados, quase casados, solteiros, ou até mesmo solteirões ou solteironas convictos – eu quero que você saiba que o casamento não é para você. Nenhum relacionamento de amor é para você. Amor é sobre a pessoa que você ama.

E, paradoxalmente, quanto mais você verdadeiramente ama a pessoa, mais amor você recebe. E não apenas da pessoa em questão, mas dos seus amigos e família e centenas de outras pessoas que você não conheceria se o seu amor ficasse centrado em si mesmo.

Verdadeiramente, amor e casamento não são para você. São para os outros."


Não preciso falar mais nada.

Teca Machado

3 comentários:

  1. Historia bonita, cheia de verdade!

    " Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela."
    (Efésios 5:25)

    "Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja."
    (Efésios 5:28-29)

    ResponderExcluir
  2. Oummm!! Meu coração se encheu de amor! <3 Obrigada Teca ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa teca... que LINDO... adorei!
    Mto bom conselho ^^

    ResponderExcluir