sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A Farsa, A Vingança e A Traição: Excelente trilogia de Christopher Reich


E se você descobrisse que a pessoa com quem você passou os últimos oito anos não é quem dizia ser? E se, após a sua morte, você descobrisse que ela/ele era um espião envolvido em conspirações e atos de terrorismo? Deixaria por isso mesmo ou daria um jeito de bisbilhotar e coletar todas as informações que estivessem ao seu alcance? Bisbilhotar, é óbvio! E é isso que faz o Dr. Jonathan Ransom, no livro A Farsa, de Christopher Reich.


Durante uma escalada aos Alpes Suíços, o Dr. Ransom, profissional que trabalhava na ONG Médicos Sem Fronteiras, e sua esposa Emma são surpreendidos por uma avalanche. Ao procurar um abrigo, ela fratura a perna, cai numa greta e morre. 

Totalmente atordoado sem a mulher, 24 horas depois do seu falecimento, Jonathan recebe um envelope no nome de Emma que continha dois recibos de bagagem de uma estação de trem muito longe. Curioso, vai até lá. Quando resgata as malas, é atacado por dois homens que tentam tomá-las dele e, ao se defender, um acaba morto e o outro muito ferido. E só nesse momento que ele descobre que ambos eram policiais. #aicaramba

Para piorar a situação, ao abrir as malas, ele encontra vários objetos que revelam que sua adorável esposa era uma agente secreta. Por causa da morte dos policiais, ele é perseguido pelas autoridades, enquanto persegue o passado de Emma. Vira caça e caçador, numa corrida frenética pela vida e pela verdade, se embrenhando cada vez mais numa conspiração que coloca em risco a humanidade.

Eu sei, parece que dei spoiler, né? Contei tanta coisa sobre A Farsa! Engano de vocês. Eu não contei praticamente nada. Essas são apenas as primeiras 10 páginas do livro e olhe lá. O enredo é tão intrigante, cheio de mistérios e reviravoltas que o leitor até fica meio perdido de vez em quando (Eu!).

Christopher Reich

O protagonista, apesar de ser vítima de uma mulher ardilosa e mentirosa, em momento algum fica se lamentando. Ele tem seus momentos de vulnerabilidade, mas por ter sido um cirurgião em locais de guerra, tem certa frieza e sabe agir sobre pressão.

A Farsa é um thriller totalmente envolvente, com uma narrativa de ação e correria o tempo todo. É uma obra daquelas que te fazem querer terminar logo porque você simplesmente precisa saber como tudo vai se resolver. Se é que vai se resolver. O autor te segura até o final. Dá o desfecho mesmo na penúltima página. Ele vai praticamente dando tapas na cara do leitor, porque escondeu os segredos do livro muito bem até o momento certo de revelações. Acho que enquanto ele escrevia ficava pensando “Ha ha ha, bando de bobos! Enganei vocês!”.

Às vezes eu ficava meio perdida entre os personagens, porque tem bastante. Ainda mais porque Christopher Reich alterna os capítulos entre eles. O autor é meio estilo Dan Brown (Fiz uma maratona sobre ele aqui), que termina capítulos com frases que mudam o rumo de toda a história e te fazem ficar curioso.

O melhor de tudo é que A Farsa já tem continuação (E eu já li os dois livros seguintes. Viciada.): A vingança e A Traição (Sobre eles eu não posso escrever a sinopse porque contam tudo o que acontece na primeira obra). 


Do segundo livro, A Vingança, não gostei. Foi extremamente confuso, cheio de detalhes técnicos sobre armas e usinas nucleares. Em vários momentos continuei a ler mesmo sem ter entendido bem. Tanto que quando comecei o terceiro, nem esperava muito, mas me surpreendi. A Traição é excelente, com enredo simplificado e uma história arrebatadora. Terminei de ler ontem de madrugada porque simplesmente não consegui largar! Não encontrei nada na internet sobre um quarto livro, mas o final do terceiro dá brecha para isso.

Recomendo toda a trilogia (Mesmo com o segundo volume mais ou menos).

Teca Machado

8 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    tem outros livros para me indicar no mesmo seguimento deste?
    Aguardo e Parabéns =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ghrégory!
      Livros desse estilo eu gosto muito do Harlan Coben e do James Patterson.
      Meus preferidos são:
      Cilada, Desaparecido para Sempre, Quebra de Confiança, Confie em Mim, todos do Harlan Coben.
      Já do James Patterson recomendo Private, Private - Jogos Olímpicos e Lua de Mel.
      Todos esses são excelentes, com bom suspense, correria e mistério.
      Espero que goste!

      Obrigada pela visita.
      Volte sempre!

      Beijo

      Excluir
    2. Esses títulos se assemelham aos livros de Dan Brown?

      Parabéns pelo blog!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Teca, td bem? Por um acaso, você sabe se existe o 4° livro da série? Faz um tempo que li a trilogia e sempre esperei pelo próximo, porém nunca achei... bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca, td bem? Por um acaso, você sabe se existe o 4° livro da série? Faz um tempo que li a trilogia e sempre esperei pelo próximo, porém nunca achei... bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Teca, td bem? Por um acaso, você sabe se existe o 4° livro da série? Faz um tempo que li a trilogia e sempre esperei pelo próximo, porém nunca achei... bjo

    ResponderExcluir
  6. Também gostaria de saber sobre um possível quarto livro da série. Algum rumor? Aguardo.

    ResponderExcluir