sábado, 14 de novembro de 2015

Magnus Chase e os Deuses de Asgard: Rick Riordan mais uma vez


Podem falar o que quiserem, mas eu amo Percy Jackson, leio todos os livros da saga e acredito que seja uma literatura muito rica e interessante. Então, eu tinha mais do que certeza absoluta que ia me apaixonar pela nova série de livros do Rick Riordan, Magnus Chase e os Deuses de Asgard, cujo primeiro livro é A Espada do Verão e peguei em parceria com a Livraria Janina.

Livro cedido pela Livraria Janina

Depois de uma saga sobre mitologia grega, outra interligada que mistura grega e romana e ainda mais uma sobre egípcia (Essa eu não comecei ainda), Rick Riordan nos presenteou com outra mitologia: A nórdica. E, não sei vocês, mas tudo o que eu sei sobre essa cultura veio dos filmes do Thor (Ai, Thor...). Então, do mesmo jeito que o personagem principal, o Magnus, não sabia quase nada sobre o tema e vai aprendendo ao longo da história, eu embarquei no aprendizado junto com ele.

Podemos dizer que Magnus Chase e os Deuses de Asgard – A Espada do Verão é mais do mesmo. E quem disse que esse mesmo não é ótimo? O autor continua com o seu estilo bem humorado, ágil, criativo e divertido, o que faz com que nos apaixonemos pelos personagens e por suas aventuras um tanto bizarras.

Momento fofura: Rick Riordan dedica o livro à Cassandra Clarke (autora da série Os Instrumentos Mortais) e agradece por ela ter deixado ele usar o nome Magnus. *.*

Rick Riordan
Em A Espada do Verão, conhecemos Magnus, primo de Annabeth, da série do Percy Jackson. Há dois anos o garoto vive nas ruas, desde que a sua mãe morreu num acidente estranho. Fugindo da polícia e de assistentes sociais, ele só pode contar com Heart e Blitz, dois outros sem-teto que são seus amigos. No dia em que completa 16 anos, seus tios passam a procura-lo pelas ruas de Boston. E por mais que ele se sinta sozinho, antes de morrer a sua mãe pediu que se mantivesse afastado do tio Randolph, um estudioso da cultura viking.

Mas não teve jeito, seu tio o encontra e revela um segredo: Magnus é filho de um deus nórdico, Frey. Finalmente o garoto descobre a identidade do seu pai, mas não é momento de felicidade, já que uma confusão está acontecendo entre os deuses e seus inimigos gigantes de fogo, que desejam adiantar o Ragnarök, o Juízo Final. Agora cabe a Magnus, o único descendente vivo de Frey, recuperar a Espada do Verão perdida há mais de mil anos, artefato que pertenceu ao seu pai e que pode adiar o apocalipse.

Magnus é um personagem sensacional. Para começar, ele é descrito como sósia do Kurt Cobain. Além disso, o garoto é inteligente, ágil e tem as melhores tiradas sarcásticas e humorísticas de todos os livros de Rick Riordan. Ele faz com que o leitor se apaixone por ele e torça por um final extremamente feliz. Além do protagonista, outros se destacam, como Heart e Blitz, que demonstram ser mais do que aparentam e têm um laço de amizade e lealdade tão profundo que tudo o que você quer é dar um abraço neles. Tem também Sam, a valquíria (Coletoras de almas de grandes guerreiros que morreram bravamente), uma personagem meio mal-humorada, forte, independente, mas ainda assim com pontos vulneráveis. E há ainda Jacques, que é incrível, mas não posso dizer quem é porque seria spoiler.

Narrado em primeira pessoa por Magnus, as páginas de A Espada do Verão correm pelos seus dedos e você nem percebe que está acabando. Além dos momentos engraçados, os nomes dos capítulos são sensacionais, como “O homem de sutiã de metal”, “Sou terapeuta de um bode” e outros. 

Uma foto do Chris Hemsworth, o Thor dos filmes, só para deixar o post mais bonito, haha

A história desse livro 1 “fecha”, é redondinha, mas deixa ganchos para os próximos volumes. Oba! Além disso, Rick Riordan anunciou esses dias que sua nova saga se chamará The Trials of Apollo (As Provações de Apolo, em tradução livre). A história acompanhará o deus Apolo, que após irritar Zeus, foi transformado num garoto mortal e jogado em Nova York. Como ele conquistou inimigos poderosos ao longo dos milênios, procurará refúgio no Acampamento Meio-Sangue. Ou seja: Percy e companhia irão voltar!

Recomendo muito.

Se interessou? Compre o seu aqui na Livraria Janina.

Teca Machado


8 comentários:

  1. Apesar de as histórias de Rick Riordan sempre seguirem um modelo, adoro todos os seus livros e não me importo nem um pouco com as repetições hahahahah Gostei da ideia do Magnus Chase, mas estou mais animada para a saga do Apolo! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. êêÊ............... estou gritando aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!! Percy de volta!!!!!!!!!!!!!!!!! Obrigada pela boa notícia... hehehehe.... Estou começando Magnus esta semana... Fiquei mais empolgada ainda com sua resenha...

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  3. Alo Teca!
    Vou na critica do 007 também, porque eu escrevi a minha e eé sempre bacana ver a visão de outras pessoas, mas para esse livro...
    Bom, eu sempre fui um aficionado por mitologia, principalmente a Grega e desde cedo sempre consumi o que era mais pesado, tipo Hercules violento e meio burro e tal. Então eu não gosto muito dos livros do Riordan, acho eles um pouco fracos e logo depois na série Herois do Olimpo eu acabei perdendo todo o amor, pela simples repetição...
    Sabe o que eu recomendo você ler sobre mitologia nórdica? O Anel dos Nimbelungos. É parte adaptada de um poema antigo que inclusive inspirou O Senhor dos Anéis.
    Bjos LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tio Rick é demaaais, não tem como não amar os livros desse homem, os personagens dele são tão únicos em suas próprias maneiras, além de sempre incluir o pessoal de PJ nas outras séries, e ainda assim a saudade deles bate grande hahaha esse livro é o meu próximo pra leitura na lista, e a última resenha lá no blog é justamente de magnus, feito pela leh :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "A Espada do Verão", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Teca!!!!!!!!!!!!!
    Me diz o que é o Thor do Rick Riordan?!?!?!?!?! Eu já imaginava que ele acabar com alguma coisa que já "certa" sobre os deuses famosos, mas fiquei chocada e ri demais quando conheci o Thor.

    Eu gostei muito do livro também. Já imaginava todo o desfecho para ser sincera, mas isso nunca atrapalha a leitura dos livros do tio Rick, porque como você mesmo falou acima, eles são deliciosos de se ler!!

    Eu já li todas as sagas e te digo que a dos egípcios é mais diferente de Percy Jackson, mas ainda é muito boa. Na minha opinião, a história do Magnus lembra mais a primeira fase do Percy (todo engraçadinho) e conhecendo a cultura no qual foi inserido. Considero a segunda mais diferente.

    Quando terminar de ler a trilogia dos Kane, procure os ebooks com contos misturando os gregos e os egípcios. São muito legais também.

    Bem, sou super fã do tio e também adoro todos os livros dele. Continuo comprando sempre! xD
    E que delícia que teremos mais Percy, né?! Podem aumentar os personagens gregos e romanos, mas ele e a Annabeth continuam sendo os meus favoritos.

    Só fico triste por ela não ter tido um papel maior na história. Quem sabe no segundo livro, não é mesmo?!

    Bjs!!

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Quero MUUUUITO ler esse livro! Adoro a mitologia nórdica e ela deve ter ficado explendida nas mãos do Rick!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E CONCORRA :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Teca, eu preciso me familiarizar com esse tipo de leitura! ahahah Li a resenha e fiquei meio perdida, mas me interessei muito porque adoro mitologia!
    Beijo
    Vandira

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha Teca! O livro parece ser muito bom!
    Por acaso você sabe quantos volumes são nessa saga? Porque agora só tô lendo sagas quando elas já foram lançadas inteiras.. rs
    Se não eu me perco no meio do caminho, esqueço a história e coisas assim.
    Enfim, essa com certeza será uma que eu lerei. Em breve, espero.. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir