sexta-feira, 30 de junho de 2017

Blogueiras.com – Resenha da antologia de contos


Essa é uma resenha especial e cheia de amorzinho, porque é sobre a antologia de contos Blogueiras.com, da qual fui uma das autoras convidadas! Ao todo somos oito escritoras: Adrielli Almeida, Larissa Azevedo, Mariana Mortani, Mari Scotti, Raffa Fustagno, Teca Machado (eu!), Thati Machado e Thays M. de Lima.


O livro, organização da Thati Machado, do blog Nem Te Conto, tem oito contos, de vários gêneros diferentes, cujo tema principal é a blogosfera, esse ambiente cheio de descobertas e pessoas maravilhosas.

Com uma identidade visual TODA LINDA e maravilhosa, Blogueiras.com é indicado mesmo para aquelas pessoas que não são muito fãs de contos e que não são blogueiras.


Vamos falar um pouquinho sobre cada conto?

Arrisque-se – Mariana Mortani: Bárbara, uma blogueira em ascensão, é convidada a participar da première de uma nova série da Netflix em Londres. Ela está disposta a aproveitar todas as oportunidades, tanto as de trabalho quanto as de passeio, e em meio a esse turbilhão de novas experiências conhece Peter, um misterioso bonitão que estava na cabine de imprensa. Esse conto nos faz dar um passeio pela cidade da rainha, com muitos detalhes, descrições e lugares. É romântico, é misterioso e é uma história que me alegrou e que me deixou com gostinho de quero mais, com gostinho de “Mari, por favor, escreva um livro completo”.

Sentimento às Avessas – Larissa Azevedo: Amanda sofre de depressão e se sente deslocada, quase uma aberração. Ela pensa em como sua vida é um desperdício de tempo e de espaço. Seu psicólogo a pede para escrever um blog, colocar os sentimentos para fora, uma espécie de terapia. E é aí que descobre que mais pessoas passam pelo mesmo que ela. Em vários momentos do conto quis dar um abraço na Amanda e dizer “Querida, deixa eu te ajudar”. É um conto mais pesado e mais triste que com certeza vai fazer muitas pessoas se identificarem e, quem sabe, se inspirarem a melhorar.

E A Vida Me Trouxe... – Raffa Fustagno: Mafalda, uma blogueira literária, é apaixonada pelo livro E A Vida Me Trouxe... Tanto que já o leu inúmeras vezes. Quando leva um fora do namorado e está curtindo uma fossa tremenda, lê a obra mais uma vez e, de repente, Alfredo, o personagem principal (pelo qual ela tem um crush gigantesco) sai das páginas. Claro que Mafalda está louca! Como isso é possível? Mas por que não aproveitar a chance de conhecer melhor o cara dos seus sonhos? Esse foi um conto que me divertiu horrores e me fez rir muito. Agora estou implorando para que a Raffa escreva um livro todinho, porque eu preciso de mais Alfredo, mais Mafalda e mais Júlia na minha vida. E o mais engraçado é que eu só conseguia imaginar a Mafalda com a cara da Raffa, haha.

Segredos de Valentina – Thati Machado: A youtuber Valentina é um dos grandes sucessos na rede. Ela e seu namorado são os queridinhos do país. Mas após ficar solteira, Valentina vai a uma cabine de imprensa, onde o ator principal a assedia. Com a reputação colocada em risco e sendo atormentada por haters, a garota contrata uma assessora de imprensa para diminuir os danos e a relação delas passa a crescer cada vez mais. O conto da Thati é daqueles que ao terminar a leitura te deixa com o coração quentinho de amor! Com começo, meio e fim, é uma história completa e doce com uma ótima mensagem.

TT – Adrielli Almeida: Lia caiu de paraquedas num evento coreano com um dos maiores grupos de KPop. Sua irmã, a verdadeira fã e dona do blog sobre o assunto, não pôde ir e a enviou em seu lugar. Por uma confusão com crachás, Lia, que fala um inglês ok e um coreano terrível, é mandada para ser tradutora do grupo que ela mal conhece. O conto da Adrielli é aquela leitura leve, um total respiro para quando você está de ressaca literária. É divertido, é moderno, é diferente e é muito fofo. Dá vontade de conhecer mais de KPop, mesmo se antes de ler você não tenha a menor ideia do que seja Kpop.

A Perfeição Em Existir – Thays M. de Lima: Dona de um blog de viagens e estudante de turismo, Helena está passando uma temporada em Gramado. Enquanto curte a cidade, a garota conhece Enzo, um ator muito conhecido que teve seu rosto desfigurado e agora vive recluso, amargo e triste. Se você quer falar de drama, você tem que falar com a Thays, nossa própria Colleen Hoover! Hahaha. É uma história triste, mas ao mesmo tempo de superação, sobre não se deixar abater e enxergar o lado bom da vida e, é claro, do amor. É um Young adult do jeitinho que a gente gosta.

Canal Aline Cordeiro – Mari Scotti: Obcecada pela fama, Aline faz de tudo para que seu canal faça sucesso e tenha mais seguidores, até mesmo toma banho numa piscina de gelatina no meio de um parque. Mas enquanto tenta parecer maquiada e sorridente nos vídeos, sua vida pessoal é deixada de lado, com o filho implorando sua atenção e um ex-namorado que sempre se decepciona com ela. O conto me surpreendeu muito, com uma mensagem bonita e bem fechadinha. A Mari nos apresenta uma protagonista real, cristã, cheinha de defeitos, mas que tenta desesperadamente ser feliz e agradar às pessoas ao seu redor. Seu crescimento e evolução, mesmo em poucas páginas, são muito bem construídos.

Conversas Literária – Teca Machado: A blogueira literária Clara comprou um computador novo de uma marca desconhecida. Quando vai postar uma resenha pela primeira vez, ao apertar “publicar”, ela é transportada para dentro do livro. E tudo o que faz naquele universo, muda a história da obra no mundo real. Não é o sonho de todo mundo poder entrar nos livros que mais ama? Não posso fazer uma crítica sobre esse conto porque não vou ser muito parcial, né? Afinal, eu mesma que escrevi, haha. Mas o que posso dizer para vocês é que é uma história divertida, cheia de fantasia e que nos faz desejar ardentemente que o computador da Clara realmente exista.

*** 

Blogueiras.com foi um projeto do qual tive muito – MAS MUITO – orgulho de participar! Gostei de todos os contos, me diverti e me emocionei com a leitura e pude ter mais um gostinho de como a literatura brasileira está crescendo, evoluindo e cheia de escritoras incríveis que todo mundo precisa conhecer.

Sou muito grata à Thati pelo convite para ser uma das autoras e sou muito grata às meninas por serem maravilhosas e por se tornarem minhas amigas ao longo do caminho. <3

Mari Mortani, Teca Machado, Thays M. de Lima, Raffa Fustagno e Thati Machado no Evento da Menina em junho

E se você se interessou por Blogueiras.com, eu ainda tenho alguns exemplares – então, se deseja um fale comigo – e a segunda edição está quase saindo do forno (vocês têm ideia de como é lindo saber que o livro esgotou logo de cara?).

Recomendo de todo o meu coração a leitura.

Teca Machado


5 comentários:

  1. Ok, pra começar, já estou apaixonadíssima pela capa do livro. Todos os contos dele que você resenhou parecem ser realmente suuuuper legais e me deu muita vontade de ler o livro! Já quero comprar!

    Beijo!
    controversios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca. Mais uma vez arrasando como escritora, parabéns. Eu ainda não li o livro mas amei a capa e o perfil das histórias, parecem ser maravilhosas! Estou muito ansiosa para comprar meu exemplar. Mais uma vez parabéns pelo projeto e pela concretização.
    Beijo!
    Leitora Encantada
    P.S. Indiquei o blog ao Prêmio Mistery Blogger, espero que goste!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/2017/07/mistery-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca! Primeiramente lhe parabenizo pelo excelente livro em parceria com outras escritoras e blogueiras. O trabalho realizado ficou simplesmente espetacular. A sua resenha sobre o livro de contos ficou na medida certa, não é nada fácil analisar livros de contos. O conto que eu mais gostei no livro foi o que você escreveu. A história da Thais M. de Lima ficou excelente também. Os outros eu gostei bastante, mas os que eu preferi foram os que eu citei. Sucesso à todas as envolvidas nesse livro lindo. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por estar na antologia, Teca!
    Os detalhes de edição do livro estão realmente muito lindos *-*
    Das autoras eu só conheço a escrita da Thati, que conhecer as outras e a sua tbm!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teca!!

    Ainda não consegui mandar um e-mail para falar com a Thati sobre o ebook, acredita?! Hahahahaha
    Junho foi muita loucura de uma vez só. Espero que as coisas saiam melhor agora.

    E estou ainda mais curiosa para conferir esse livro agora!! <3
    Adorei todas as ideias de contos.

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir