terça-feira, 20 de junho de 2017

Lembra De Mim? – E se você acordasse tendo esquecido os últimos três anos?


Uma das certezas que tenho na vida é que sempre que tenho em mãos um livro da Sophie Kinsella vou rir. Suas histórias divertidas, cheias de amor, um pouco de politicamente incorreto e crescimento faz com que suas obras sejam a escolha perfeita quando quero relaxar. E isso aconteceu com Lembra De Mim?, da Editora Record.


Imagine acordar depois de um acidente e perceber que você esqueceu os últimos três anos da sua vida? Tudo bem, você tinha um emprego ruim, um namorado pior ainda, um apartamento minúsculo e uma aparência que não era das melhores, mas era a sua vida, ainda que na pior fase dela. E ao despertar no “futuro” você se descobre linda, rica, casada com o homem mais maravilhoso que já viu e em muito glamour. Isso é o que acontece com Lexi, a protagonista de Lembra De Mim?.

Após bater a cabeça, sua memória fica um tanto atrapalhada. E Lexi descobre que nos três anos que se passaram ela se reinventou, virou uma pessoa completamente diferente – e talvez nem tanto agradável. Sua vida é nova, mas a sua mente é a de três anos atrás, então ela precisa saber como se encaixar  nessa nova vida, que apesar de perfeita parece estar faltando algo, suas amigas, por exemplo. Ela não se sente bem na própria pele e precisa retomar o ritmo de onde parou.

Lembra De Mim? fala sobre amadurecimento, mudanças, crescimento, sobre como aquilo que mais desejamos talvez não seja o certo para nós. Lexi conseguiu tudo o que queria, mas a que custo? Ela se tornou uma pessoa feliz por causa disso?

A protagonista passa por muitos dilemas morais, principalmente porque ela percebe que seu eu dos últimos três anos não era a pessoa mais correta do mundo. E isso se reflete principalmente no romance do livro, que apesar de ser importante na história não é o foco da obra. Talvez algumas pessoas torçam o nariz para o casal por causa disso, mas Sophie Kinsella o construiu de forma muito doce (Sem dar spoilers, tudo o que posso dizer é: *suspiros*). Além do mais, com a Lexi sem memória podemos ver uma personagem que deseja consertar seus erros do passado e fazer as coisas diferentes nesse seu novo futuro.

Claro que apesar do tema mais sério, damos muitas risadas com Lembra De Mim? (quem aí já leu provavelmente deu algumas gargalhadas com o “Mont Blanc”...). Lexi é muito atrapalhada e deslumbrada com a nova vida, o que rende momentos engraçados. Como quando ela tenta dirigir, quando olha seu armário pela primeira vez ou quando dá um chilique dentro da loja porque a sua personal stylist quer que ela vista apenas tons pasteis e ela é uma mulher de cores. 

Mas, ao mesmo tempo em que rimos, nos condoemos com a sua situação. As pessoas ao seu redor não são tão sinceras sobre o passado, então Lexi está sempre perdida, sempre tentando recuperar o que foi perdido talvez para sempre. Deve ser terrível tentar acessar informações do seu cérebro, mas ele não colaborar! E quando descobrimos tudo o que levou a velha Lexi a se tornar a nova Lexi, nosso coração fica partido e passamos a compreender – ainda que não concordar – suas atitudes. Lexi é humana, muito crível e erra para caramba, mas também acerta. E é por tudo isso que o leitor a ama.


A escrita é leve, fluida, dinâmica e divertida, como sempre é o caso da Sophie Kinsella e chick-lits. Vemos a história pelos olhos da Lexi, então sentimos com ela e acompanhamos todo o seu atordoamento. Assim como ela não temos ideia do que aconteceu nos últimos três anos e precisamos descobrir pouco a pouco, por meio de migalhas que outros personagens nos dão.

O desfecho foi muito verdadeiro e isso ganhou pontos comigo. Sophie Kinsella foi muito sensata ao criar um final maduro e, ainda assim, feliz. Lembra De Mim? se tornou uma das leituras mais divertidas que fiz até agora em 2017.


Recomendo bastante.

Teca Machado 

5 comentários:

  1. tenho varias amigas que gostam mt dessa autora, confesso que não faz mt meu estilo mas tenho curiosidade em ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca! Eu já li outro livro dessa autora e gostei muito da escrita dela e do livro que li. Esse que você resenhou eu não o li, mas fiquei com vontade de çê-lo. Acredito que a leitura me agradará. Parabéns pela resenha, está maravilhosamente bem escrita. Um forte abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca. Eu sou do tipo que acredita que cada livro tem seu momento certo de leitura. Infelizmente quando conheci a Sophie estava apaixonada por seus chick-lits leves e divertidos, por isso, assim que terminei Fiquei com seu número resolvi ler Lembra de mim? e acabei me decepcionando. Achei a obra mais séria, e por isso não gostei tanto assim. Fiquei tão decepcionada que até parei de ler algumas obras da autora, mas eu acho que se tivesse lido no momento certo teria aproveitado muito mais a leitura.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. OI BISTEQUINHA

    eu amo amo amo o livro, geralmente amo todos da Sophie. Esse foi um dos primeiros que eu li e por isso o guardo com muito carinho.
    Como você disse... o final consegue ser maduro e feliz ao mesmo tempo e a personagem é super cativante <3

    BEIJO
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teca!!

    Até hoje só li um livro da Sophie Kinsella. Gostei bastante e tenho vontade de ler mais, mas o problema é tempo mesmo. Até ganhei um livro dela algum tempo atrás, mas não consegui ler ainda. xD

    Vamos tentar adicionar em algum momento, certo?! Hehehe

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir