quarta-feira, 28 de junho de 2017

Mulher Maravilha e as crianças do jardim de infância


Não sei vocês, mas eu ainda não consegui superar a maravilhosidade que é Mulher Maravilha (Comentei o filme aqui). Ele foi revolucionário para as mulheres, que finalmente viram uma heroína que pode representa-las, que apesar de ter um homem em sua vida – o que é ótimo - não deixa o romance definir quem elas são. Mas, enfim, deixando minhas próprias divagações de lado, quero mostrar aqui um artigo que vi no Huffpost.


A diretora do filme, Patty Jenkins, compartilhou no seu Twitter a lista de uma professora que trabalha com educação infantil falando sobre a reação de crianças pequenas em sala de aula uma semana após o lançamento do filme, deixando clara a importância de filmes como Mulher Maravilha para a formação de meninas e meninos (além de nos fazer morrer de fofura com a inocência das crianças):

Tradução logo abaixo

- Na segunda-feira, um menino que era obcecado pelo Homem de Ferro me disse que pediu aos pais uma nova merendeira da Mulher Maravilha.

- Uma menininha disse "Quando eu crescer quero falar centenas de idiomas, como a Diana".

- Uma menina fez com que seus pais reformulassem sua festa de aniversário de A Bela e a Fera a APENAS 3 DIAS porque ela simplesmente precisava de uma festa de Mulher Maravilha.

- Sete meninas brincando juntas no recreio na terça-feira, dizendo que já que todas elas queriam ser Mulher Maravilha, concordaram em ser amazonas - e em vez de brigarem, iriam trabalhar JUNTAS para combater o mal.

- Há essa menina que se recusa a te ouvir se você não se referir a ela como Mulher Maravilha.

- Outra menina, muito séria, perguntou à sua professora se ela podia ter a armadura de Mulher Maravilha por baixo do uniforme porque ela "queria estar pronta se fosse necessário salvar o mundo". A professora riu e disse que tudo bem, e no dia seguinte a menina veio vestida de Mulher Maravilha e nenhuma criança implicou com ela.


- Eles estão ensaiando para uma apresentação de dança, e perguntaram à professora se poderiam vir vestidos de super-heróis. A música é sobre coelhos.

- Um menino ficou bravo e arremessou longe um carrinho de plástico e uma menina disse "IGUAL AO FILME".

- Um menino jogou sua embalagem de bala no chão e uma menina de 5 anos gritou: "NÃO POLUA, IDIOTA. É POR ISSO QUE NÃO EXISTEM HOMENS EM THEMYSCIRA".

- Na quarta-feira, uma menina trouxe uma lista impressa de cada super heroína e seus poderes, para evitar qualquer problema na hora de decidir os papéis durante o recreio.

- Eu estava falando com uma das meninas que não tinha visto o filme, e no dia seguinte ela veio até mim e me disse muito seriamente: "você estava certa, Mulher Maravilha é muito melhor do que Frozen".

No fim da postagem, a pessoa que publicou a lista no Tumblr, identificada apenas como Kassel, disse:

“Considere isso como um lembrete amigável de que se este filme mudou completamente a maneira como essas meninas e meninos pensam sobre si mesmos e sobre o mundo em apenas uma semana, imagine o que a próxima geração vai alcançar se nós dermos a eles mais filmes como Mulher Maravilha”.

A própria Gal Gadot (também conhecida como essa mulher linda, poderosa, que chuta bundas por aí enquanto salva o mundo), falou sobre a lista em um tweet:


“Uau o último parágrafo realmente me arrepiou. Tão verdadeiro. Tão poderoso. Me impele a mergulhar e a trabalhar no próximo”.

Fonte: Huffpost

Obrigada, Mulher Maravilha. Obrigada.


Teca Machado


3 comentários:

  1. INCRIVEL! o filme é incrivel e precisamos msm de mais modelos de mulheres poderosas assim pra tds as gerações de mulheres!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Teca, tudo bem?
    Confesso que dei uma choradinha aqui de leve porque QUE COISA MAIS LINDA E EMPODERADORA, e que sonho ter uma sociedade repleta de meninas que cresceram sabendo da sua importância, do seu valor, da sua força e, principalmente, que elas podem alcançar o que quiserem!

    Att.
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo
    Vídeo novo no canal: Aquele bookhaul longo e atrasado!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!!
    Tudo bem?

    Adoro a Mulher-Maravilha, mas devo confessar que esperava mais do filme. Enfim, isso não tira o fato de ter batido todos os outros filmes de super-heróis da DC e muito menos que a atriz principal recebeu um salário que equivale a 3% do salário dos heróis homens. Acho que por isso é tão importante que a nova geração não tenha preconceito com "coisas de menina" e "coisas de menino".

    Amei todos os comentários e espero que muitas gerações sejam impactadas por esse tipo de empoderamento feminino. :D

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir