segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Dicas para ler mais livros durante o ano


Se uma das suas resoluções de ano novo foi ler mais (a minha sempre é!), o BuzzFeed Books separou algumas dicas para conseguir alcançar seu objetivo. Eu traduzi, adaptei e coloquei alguns comentários meus mesmo. 

Sei que 2018 já começou há quase um mês, mas para muita gente tudo só realmente começa depois do carnaval, que já é daqui uns dias, então que tal já ir se preparando?

1- Coloque como meta um número realista de livros que você deseja ler.


Redes de leituras, como Skoob e Goodreads, possuem seções para você colocar metas de leituras. E você pode se sentir intimidado vendo amigos colocando em sua lista 50 ou 60 livros por ano. Mas se você nunca leu tanto assim, mas planeja entrar no ritmo, uma dica é colocar 12 obras como meta, o que dá um por mês e é bem tranquilo. E se for lendo mais rápido do que isso, é sempre possível reajustar o objetivo e colocar mais. (Eu, particularmente, não gosto de metas literárias porque leio por prazer, e se eu vir meta como obrigação pode perder a mágica. Mas isso é para mim. Para você isso pode funcionar).


2- Determine um tempo de leitura ou número de páginas por dia.


Não ache que você já vai começar lendo 200 página por dia – apesar de que isso pode acontecer -, então, para criar o hábito, determine tempo, páginas ou capítulos por dia. Em pouco tempo vai fazer parte da sua rotina e você não vai conseguir ficar sem.


3- Descubra qual horário do dia é melhor para você ler.


Algumas pessoas gostam de ler antes de dormir, outras sentem muito sono. Tem gente que prefere ler durante o café-da-manhã, no almoço, no caminho para o trabalho no metrô ou no ônibus. Quando descobrir qual seu melhor horário de leitura, vai conseguir ler muito mais.


4- Crie um ambiente aconchegante para a leitura.


Não precisa criar um espaço especial para ler, o que é mais complicado, mas simples mudanças ajudam, como colocar seus livros em locais visíveis, o que vai te incentivar a tirar as obras da prateleira e começar a ler, ou tirar sua televisão do quarto e usar o tempo de antes de dormir para ler.


5- Tenha um cartão de biblioteca.


Ok, no Brasil esse conceito não funciona muito bem. Mas se você for estudante e na faculdade/escola tiver uma biblioteca bacana, comece a pegar livros emprestados na instituição.


6- Carregue sempre um livro aonde for.


Ter um livro sempre em mãos vai facilitar seu tempo de leitura, porque você vai descobrir pequenos momentos no seu dia-a-dia que poderiam ser preenchidos com leitura. E se carregar peso não é com você, experimente ter a obra em e-book. (Eu SEMPRE faço isso, não importa o tamanho do livro tenho um na bolsa. E no fim do mês minha conta de livros lidos aumenta porque fui lendo de pouquinho em pouquinho e acabei lendo um montão).


7- Considere usar o seu telefone para ler.


Levar livros no seu smartphone significa sempre ter em mãos algo para ler, mesmo que não seja o seu meio favorito de leitura. Pode ajudar em momentos que você é pego desprevenido ou apertado, como dentro do metrô.


8- Comece a ouvir audiobooks.


Não chega a ser a mesma coisa que ler um livro em papel ou e-book, mas já é de grande ajuda, principalmente se você passa muito tempo dentro do carro. Podem ser histórias curtas ou livros gigantescos, depende do que você preferir.


9- Compre livros usados em sebos.


Às vezes você quer um livro mas não tem dinheiro para comprar ou mesmo quer uma obra que não é mais fabricada ou tão famosa, o que a torna difícil de ser achada. Sebos são ótimos locais para encontrar livros e passar muito tempo se inspirando por literatura. 


10- Participe ou crie um clube do livro.


Se você gosta de comentar livros que leu e gostou, ter um clube do livro é a melhor coisa do mundo! Vocês trocam informações, trocam livros, fortalecem amizades, se encontram com regularidade e apreciam a experiência de leitura ao mesmo tempo. (Criei um com amigas e foi maravilhoso!)


11- Ou entre numa comunidade virtual de leitores.


Na internet há inúmeras páginas de leituras, onde você conversa, debate e pega indicações de leituras, além de muitas vezes ser até mesmo uma espécie de clube do livro. É uma troca muito bacana com pessoas que você nem mesmo conhece, mas têm os mesmos interesses que você.


12- Tenha o hábito de trocar livros com seus amigos.


Você lê obras novas, seus amigos também e todo mundo fica feliz (além de você saber que são pessoas que vão cuidar bem do seu bebê). E se encontrar para fazer isso é melhor ainda.


13- Leia o livro antes de assistir ao filme.


2018 está cheinho de filmes que são adaptações de livros, então você pode usar isso como desculpa para ler antes de ir ao cinema. E é sempre bom – e terrível – comparar o original com a produção. E tem aqui uma lista de filmes desse tipo que serão lançados para você já se programar.

14- Não tenha medo de desistir de um livro.


A vida é curta, então leia apenas aquilo que você realmente quer e que te interessa. (Essa dica não faz muito sentido para mim porque eu não consigo largar a leitura pela metade e vou até o fim, nem que seja para falar mal com propriedade).


15- Se inscreva em alguma caixa de assinatura literária.


No Brasil temos várias, como a do Skoob, do Turista Literário, da TAG – Experiências Literárias, da Garimpo, e muitas outras. Todo mês você recebe uma caixa com um ou dois livros, brindes que tenham a ver com o tema do mês e muito mais, dependendo do que você assinou. Você “ganha” livros todos os meses e se delicia com um unboxing!

*** 

E aí, você já coloca em prática alguma dessas dicas?

E que tal ler esse ano I Love New York e Je T’aime, Paris, os livros que eu escrevi? Se você tiver interesse, estão em e-book na Amazon e físicos direto comigo.

Que em 2018 possamos ler muito e nos divertir e emocionar com histórias incríveis!

Teca Machado

4 comentários:

  1. Oi, Teca.

    Gosto de controlar minha lista de livros pelo Skoob, porém nem sempre tenho tempo para ler tanto quanto gostaria. Mas, acredito que para quem está começando, um incentivo é sempre positivo. Por isso, concordo com grupos de leitura, sejam virtuais ou não. Assim, conhecemos ainda mais títulos.

    O teu segundo livro eu ainda não li, mas tá na lista. O primeiro eu ameii!

    Beijos

    http://mecontanoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliete.
      Eu controlo pelo Skoob e pelo meu bloquinho de notas.
      AAah, que bom que gostou e pretende ler em breve o segundo.
      Espero que goste dele também!

      Beijooos

      Excluir
  2. Oii Teca, amei as dicas , algumas eu já sigo, outras eu anotei pra colocar no dia a dia e conseguir ler mais.
    -Beijos,Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!

    Gostei das dicas. Assim como você, eu não faço metas de leituras, pois sempre fiz isso por prazer, e também nunca largar um livro pela metade, rs - mesmo que seja ruim. Queria muito participar de um clube do livro, deve ser demais, e pretendo assinar a caixa da TAG ou do Skoob.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir