sábado, 4 de outubro de 2014

Legen... wait for it... dary: O Código Bro


How I Met Your Mother (Comentei aqui) é uma das minhas séries preferidas (Mas, calma, nenhuma jamais vai ganhar de Friends). Sendo entre os personagens, o melhor, o mais AWESOME, o mais legen... wait for it... dary, Barney Stinson, interpretado por Neil Patrick Harris. Um mulherengo, machista, pegador, riquíssimo, sem noção, engraçado e maluco, Barney era personagem secundário, mas ofuscou todos os outros.

Barney

Um dos fatos mais engraçados de HIMYM é que muitas das coisas que eles falam na série, como o Blog do Barney e alguns livros, Código Bro e o Playbook, realmente “existem”. Foram criados para complementar o programa. Em português, só temos o Código Bro, do “próprio” Barney e de Matt Kuhn, roteirista da série.


O Código Bro é um livro de conduta para os Bros. Mas, afinal, quem são os Bros? “Um Bro é um companheiro em quem você pode confiar eternamente e que estará sempre pronto para ajudá-lo — a menos que tenha coisa melhor para fazer”. Não confunda com manos, caras ou amigos, Bros são uma categoria acima.

O livro explica quem são os Bros e como surgiu o Código, mostra suas leis e regras, que são invioláveis, dicas de como escolher seu wingman (Bro que te ajuda a pegar mulheres), de como fazer um high five e muito mais. Só senti falta de alguma referência ao laser tag, que Barney gosta tanto.




Sim, é machista ao extremo, na base da loucura, mas vejo como o blog Testosterona: é algo humorístico, não sério. É engraçado, rolei de rir. Me desculpa, se você é mulher e ficou ofendida, você não tem senso de humor e nem deveria gostar de HIMYM.



O layout do livro é muito legal. A capa chama a atenção e por dentro ele é “antigo”, como se o Barney tivesse pegado os pergaminhos do Código Bro original, tirado xerox, acrescentado alguns desenhos para ilustrar melhor e ainda feito uns cartões para você recortar, como o da Lei do Limão.


Impossível não ler com a voz do Barney na sua cabeça e lembrar dos episódios onde ele falou vários dos artigos do Código.

Só leia se você já viu ou é fã da série, senão não vai entender praticamente nada.

Em inglês, além do Código Bro (The Bro Code), há o Bro on the Go e o Playbook, livro de cantadas de Barney. Esse deve ser muito engraçado.

Recomendo.

Teca Machado

3 comentários:

  1. Olá c: então em português só tem "The Bro Cod"? Há alguma previsão para lançamento em português?

    Obrigada :v

    ResponderExcluir
  2. :3 o Playbook já saiu no Brasil. Inclusive, dei os dois ao meu namorado. É bacana ver como algumas coisas fazem um homem se emocionar... (fãs de HIMYM entendem a honra de portar esses dois documentos inestimáveis).

    ResponderExcluir