quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Brooklyn – Semana de maratona Oscar 2016


O filme 6 da maratona do Oscar 2016 é o lindo e delicado Brooklyn, do diretor John Crowley.


A produção é uma espécie de romance à moda antiga, extremamente sensível e muito doce (Mas calma, não é no estilo Nicholas Sparks, com mel escorrendo pela tela do cinema). Mesmo que se passe em outra década e em outra realidade que não a nossa, é impossível não se identificar com o drama central da personagem: Ficar com o antigo, a zona de conforto boa, mas sem grandes expectativas e emoções ou experimentar um mundo novo, por vezes difícil, mas surpreendente e colorido?

Na produção concorrendo à estatueta no próximo domingo, a jovem Eilis (Saoirse Ronan) se vê sem chances de crescimento na Irlanda e decide deixar a mãe e a irmã para viver na terra das oportunidades: América. Na década de 1950, quando vários irlandeses trocaram a sua terra natal pelo bairro do Brooklyn, em Nova York, Eilis vai para uma pensão de meninas e começa a trabalhar e estudar, possibilidades impensáveis na sua pequena cidade europeia. Apesar da vida nova, Eilis sente saudades enormes de casa, que só é aplacada quando encontra o amor em Tony (Emory Cohen), um rapaz italiano.



Ao saber de más notícias da Irlanda, Eilis precisa voltar para casa e lá encontra tudo o que não tinha achado antes, inclusive um ótimo pretendente (Domhnall Gleeson). É aí que seu coração fica dividido entre os dois países, os dois amores, as duas realidades totalmente distintas.

Saoirse Ronan merece a indicação de Oscar para Melhor Atriz. Sua atuação não é estrondosa ou em destaque, como tem sido falado sobre Leonardo DiCaprio, mas ela trabalha bem nas sutilezas, nos olhares, em todos os sentimentos à mostra em seu rosto tão expressivo e na sua voz baixa e quase em sussurro. A garota (Ela tem só 21 anos) é tão transparente em suas emoções que é possível não sentir tudo junto com ela ao longo do filme. Não acho que Saoirse vai levar o prêmio domingo, porque todo mundo diz que Brie Larson, de O Quarto de Jack, é a concorrente mais forte. Não posso concordar nem discordar, ainda é o próximo filme da minha lista.



O elenco de apoio também foi muito bem escolhido, com pessoas que combinam muito com Saoirse e sua delicadeza. Emory Cohen, seu par romântico, fala baixo e, assim como ela, tem suas emoções estampadas no rosto. É sempre um prazer ver Domhnall Gleeson em cena (Ele está em quatro filmes que de algum modo concorrem ao Oscar), assim como Jim Broadbent e Julie Waters, que interpretou a mãe Weasley de Harry Potter e Rosie em Mamma Mia.

O visual e o figurino de Brooklyn é lindíssimo. As roupas sérias e nenhum pouco caricatas, mas ainda assim com toques coloridos, os penteados, a pouca maquiagem que realça os olhos lindos de Saoirse, tudo isso compõe um filme muito bonito. Além disso, a fotografia e a iluminação maravilhosa fazem com que seja um deleite assistir a essa produção, principalmente na cena final, em que o sol dourado deixa tudo com uma aura quase angelical.



Por mais que o cenário da produção seja o Brooklyn, ela foi filmada em Montreal, quem diria. A atividade incessante e as mudanças arquitetônicas das últimas décadas fizeram com que se tornasse impossível as filmagens no Brooklyn original. E uma coisa é engraçada: Esse é o primeiro filme que passa em Nova York que assisto que não mostra Manhattan.

Brooklyn é lindo, uma delícia de assistir e de uma delicadeza incrível. Mas, apesar de todos esses atributos e elogios, não acho que leve o Oscar de Melhor Filme em comparação com outros como O Regresso e A Grande Aposta. Mesmo assim, a indicação foi muito justa.

Recomendo bastante.



Filmes concorrentes ao Oscar 2016:

Brooklyn - Ok
Mad Max
O Quarto de Jack

Teca Machado

19 comentários:

  1. Nofaaaa, nem tinha reconhecido ela, tá linda, como pode esse povo cresce rápido demais! Amo The Lovely Bones, chorei hoooooooooores... Tentei assistir todos os filmes indicados ao Oscar tbm, mas tá difícil, só consegui alguns.

    Faroeste Manolo
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cresceu e floresceu!
      Linda demais, né?
      <3

      Beijoooos

      Excluir
  2. Olá, Teca.
    Já assistiria ao filme apenas pela atriz, que é talentosa e linda. Sabendo que o filme é lindo e parece indicar uma bela história de amor, com certeza vou conferir.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, vale muito a pena!
      Não valia o Oscar, mas vale a ida ao cinema.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  3. Amei a proposta da maratona. Também quero fazer isso desde que soube as indicações. Tempo, tempo que nos falta kkk
    Parece ser incrível e só me deixou com mais vontade de ver esse filme.
    Amei a dica!
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo que sempre falta!
      Ô tristeza!
      Hehehe.

      Beijooos

      Excluir
  4. ai, eu adoro filmes de época, o figurino parece msm incrivel! eu tbm to fazendo maratona oscar, esse ta na minha lista pra assistir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, esse não pode ficar de fora!
      :)

      Beijooos

      Excluir
  5. Olá,
    De tudo o que você falou o que realmente me convenceu ao ver o filme foi uma frase que você colocou no comecinho, sobre se arriscar e sair da zona de conforto. Ando fazendo (ou tentando) fazer isso o ano todinho, então fiquei aqui louca pra ver esse filme. Sem falar que ele parece ser incrível mesmo, todo o contexto histórico e etc.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Inês!
      Sair da zona de conforto é uma delícia de vez em quando.
      :D
      Espero que assista e goste do filme.

      Beijoooos

      Excluir
  6. Olá!
    Estou começando com blog agora e o seu blog foi tipo assim: OMG, EU QUERO SER ESSE BLOG! E achei super legal que a nossa descrição é parecida (juro que não imitei hahah) e aprendemos a ler no mesmo ano. By the way, ler é tudo!
    E sobre o filme, adorei a dica. Já vou assistir agorinha.
    Beijos de sua nova leitora,

    http://peramanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa, Amanda!
      Legal saber que somos parecidas, então.
      Já vou te visitar.
      :*

      Beijooos

      Excluir
  7. Tecaaaaaa

    Eu gosto dessa atris, lembro dela de A Hospedeira. Mas acho que ela não é muito nível de Oscar. Acho que tem atrizes bem mais marcantes que ela.
    Mas gostei da estória do filme. Acho que assistiria sim!

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raíssa, em A Hospedeira ela está fraquinha, mas nesse filme ela foi muito bem!
      :)

      Beijooos

      Excluir
  8. Teca, lembro de assistir Desejo e Reparação há aaaanos atrás com essa atriz e pensar que um dia ela ia ser indicada ao Oscar. Ela era só uma criança e atuava muito bem. Assisti esse filme essa semana e me surpreendi, achei bem bonito! Gostei muito das cores, da história e do figurino e acho sim que ela mereça ser indicada.Não achei a Brie melhor que ela não. Só achei as indicações meio fracas, nenhum papel feminino muito marcante.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!
      Ela já brilha desde novinha, né?
      Que bom que você gostou do filme.
      E, gente, que figurino!

      Beijooos

      Excluir
  9. Essa atriz é linda e muito boa mesmo. Eu gosto dela.
    Não tinha me interessado muito por Brooklin, confesso, mas achei interessante do seu ponto de vista.
    Acho que deve ser um bom filme para se perder algumas horas e é o tipo de filme que minha mãe ama ver. Vou recomendar a ela.

    Valeu pela dica!!!

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiim, Carol!
      É uma lindeza.
      Assiste, vocês vão amar.
      <3

      Beijooos

      Excluir
  10. Antes de mais nada, que olho maravilhoso o dessa atriz! Como ela é linda! ^^
    E nossa, o filme deve ser ótimo! Gosto de filmes leves e delicados assim de vez em quando pra quebrar a dureza da vida... rs
    Foi pra listinha ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir