segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Você pode mudar uma vida


Ao deitar na sua cama confortável todas as noites antes de dormir, lembre-se que há crianças ao redor do mundo que nem ao menos tem um teto sobre as suas cabeças. Ao desperdiçar o almoço ou o jantar, lembre-se que há crianças ao redor do mundo que não tem o que comer durante o dia todo. Ao reclamar das aulas chatas da escola ou da faculdade, lembre-se que há crianças ao redor do mundo que sonham em poder sentar numa sala de aula. Ao reclamar dos seus pais, lembre-se que há crianças ao redor do mundo que dariam TUDO para ter um pai e uma mãe por perto.

Vocês se lembram de quando eu falei sobre o filme Redenção, com o Gerard Butler? Em resumo, é uma história real de um homem que fez a diferença na África, ajudando crianças órfãs e dando uma vida melhor para elas.

Desde que assisti Redenção, fiquei meio incomodada, sentindo que eu sou muito egoísta e não faço nada por ninguém que não seja as pessoas ao meu redor. Se eu fui tão abençoada, de nascer num país com liberdade e sem guerras, de ter uma certa condição financeira, de ter uma família maravilhosa, muitos amigos e instrução acadêmica, por que não ajudar a quem não teve isso? Mas como fazer isso?

Há alguns dias, vi uma propaganda na TV com a atriz Julia Lemertz sobre a ActionAid. Segundo o site deles, “é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que há 40 anos trabalha com comunidades excluídas ao redor do mundo”. Ela foi avaliada pelo jornal inglês Financial Times como uma das instituições do setor mais competentes do planeta. Mais de 20 milhões de pessoas são beneficiadas pela ActionAid em mais de 40 países pobres da África, Ásia e América.  Atuando no Brasil há 12 anos, está presente em 13 Estados e ajuda mais de 300 mil pessoas.

Página principal do site da campanha Mude uma Vida, da ActionAid.

Então, a campanha que está no ar fala sobre apadrinhar uma criança na Guatemala ou em Moçambique, que são países em estado crítico no quesito de qualidade de vida, principalmente para órfãos.

Doando apenas R$42 por mês, um valor baixo (Pode ser mais se você quiser, é claro), a pessoa consegue mudar para sempre a vida de uma criança que não tem quem olhar por ela. Você ajuda na sua alimentação, na sua formação e muito mais. Fora que além de melhorar as condições da criança, você transforma a comunidade onde ela está, porque a ActionAid constrói cisternas, praças e outras coisas.

ActionAid leve água para comunidades em Moçambique.

Hoje eu adotei uma criança de Moçambique. Daqui 10 dias vou receber um kit de boas-vindas a organização com foto e informações do meu apadrinhado.

O interessante é que eu vou manter contato com a criança.  Ela vai me mandar recados e desenhos e a ActionAid vai me mandar relatórios sobre como anda o desenvolvimento dela.

Sei que ainda é pouco, que eu não vou mudar o mundo inteiro com isso. Mas a sensação de que eu transformei a vida de alguém indefeso é incrível. E isso só me deu vontade de fazer cada vez mais!


O site da ActionAid é esse e a campanha chama Mude uma Vida. É super simples e fácil de se cadastrar, não demora dois minutos.

Apadrinhe uma criança você também. Além de fazer o bem ao próximo, você está fazendo o bem para você mesmo.

Recomendo ActionAid de todo o meu coração.

Teca Machado

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir