segunda-feira, 2 de junho de 2014

Meg’s Army Book Club, nosso lado nerd e adolescente aflorado


Há duas semanas eu disse para o meu namorado que estava indo na primeira reunião do meu clube do livro. Ele disse que ou eu era muito nerd ou que eu estava enrolando ele com a desculpa mais esfarrapada do universo. Bom, a opção correta era a primeira alternativa. Eu estava indo me encontrar com o Meg’s Army Book Club.


Como eu acho que vocês já repararam, eu gosto um tantinho de livros, né? E, felizmente, tenho algumas amigas que partilham dessa paixão muy loca. A história do clube do livro começou meio por acaso, já que a gente sempre conversou muito sobre os títulos que gostamos, sobre os personagens que amamos, sobre os autores que idolatramos. Éramos três: eu, a Dudi do blog Títulos de Livros, e a Larissa Klein, minhas gêmeas literárias de longa data.

Há pouco tempo, conversando também com a Stéfanie, com quem eu passo tardes debatendo sobre como seria interessante sentar com C. S. Lewis e o Tolkien para tomar um café, a ideia de um clube do livro apareceu e um grupo foi criado no What’s App. Nós quatro começamos a chamar amigas que sabíamos que também gostavam de literatura e, quando percebemos, já estávamos com oito participantes, sendo duas do Rio de Janeiro.

Nós gostamos de todo tipo de leitura, tudo bem eclético, de romance água com açúcar a terror Stephen King, mas o que predomina é o chick lit (literatura para garotas) e os livros adolescentes, especialmente os da Meg Cabot e do Harry Potter. Então, misturando o nome da Meg com a Armada (Army) Dumbledore, surgiu o nome do clube Meg’s Army.

5 das 8

Não definimos bem as “regras” e não queremos fazer como nos clubes tradicionais quando a cada encontro os integrantes leem um livro específico e depois debatem sobre ele. Isso é meio chato e não queremos restringir a leitura de ninguém. Ainda mais porque temos algumas loucas que leem 20 livros por mês e outras que leem um por mês, então é melhor deixar cada uma num ritmo. Mas gostamos de nos encontrar, tanto no What’s App quanto no mundo real, para rir, comentar o que estamos lendo, comer, é claro, e nos divertir falando sobre tudo isso. Mas o objetivo principal é o empréstimo e troca de livros, já que se deixarem nós gastamos todo nosso salário em livros. No primeiro encontro, eu “lucrei” quatro obras e emprestei outras quatro.

Para a nossa próxima reunião, vai ser a versão pipoca do nosso clube: Nessa semana queremos assistir A Culpa é das Estrelas, que teoricamente estreia dia 5.

Se alguém quiser fazer parte do Meg’s Army Book Club e conhecer um pouco mais dos livros que nós andamos lendo, me fale que teremos o maior prazer de te adicionar no nosso grupo.

Por um mundo com mais livros, histórias sensacionais e amigos com quem conversar sobre isso.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Adorei a ideia desse clube e adoro participar também!
    Ah! Curtam cada segundinho do filme! ^^
    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi ;)
    Adorei o post sobre o nosso clube Teca! Eu adorei poder conhecer mais gente que tem essa mesma paixão e assim poder conversar sobre livros e surtar com promoções na internet! kkkk
    e que venha nossa segunda reunião!!! Vou levar lencinhos caso eu chore assistindo o filme

    bjinhus!

    ResponderExcluir