terça-feira, 3 de julho de 2012

Grande liberdade, grande poder, grande responsabilidade


A força das Redes Sociais hoje em dia é tão grande que de vez em quando até assusta. Às vezes pensamos que por ter poucos seguidores no Twitter ou poucos amigos no Facebook faz com que achemos que o que dizemos ali, mesmo de brincadeira, vai ter pouca repercussão. Mas não é bem assim que acontece. Acaba que um simples post ou tweet, dependendo do conteúdo, ganha proporções muito maiores do que tínhamos em mente inicialmente.

E as empresas também já perceberam que um comentário negativo ou uma reclamação podem ter uma repercussão muito maior do que na época que o único recurso era tentar falar no SAC, no Procon ou para outras pessoas. E elas têm sofrido com isso, pois os usuários estão cada vez mais criativos na hora de falar mal de uma empresa. A companhia aérea americana United Airlines sabe muito bem o que é sofrer com isso...

O músico Dave Carroll e a sua banda, Sons of Maxwell, teve um problema com a United Airlines em 2008 e, como não encontrou solução junto a empresa, teve que usar uma arma poderosa para chamar a atenção tanto da população quanto da companhia aérea: a internet. Escreveu uma música contando a sua história, gravou um vídeo e publicou no Youtube.

Vou deixar que ele conte os acontecimentos por si próprio:




O resultado disso foi, é óbvio, a viralização do vídeo. O cantor e sua saga em busca do violão Taylor ficaram famosos mundo afora. Em menos de 24 horas, o clipe teve 135 mil visualizações. Em poucos dias, chegou aos milhões e a história foi parar em grandes veículos de imprensa, como CNN e Fox News. Com isso, a empresa teve uma queda no valor das suas ações e danos irreparáveis em sua imagem.

A United, depois de muito protelar, aceitou pagar o estrago do seu violão, uma indenização e pediu que ele retirasse o vídeo do ar. Claro que a resposta dele foi não. Segundo Dave Carroll, a solução veio “um pouco tarde demais e só apenas por causa da repercussão do vídeo”.

O mais engraçado disso tudo é que depois do episódio, Dave Carroll mudou um pouco de área de atuação. Virou consultor de mídias sociais. E até mesmo lançou um livro sobre o caso chamado United Breaks Guitars – The Power of One Voice in the Age of Social Media. (United Quebra Violões – O Poder de uma vez na era das Mídias Sociais). Infelizmente, só tem em inglês ainda. Vou tentar comprar. Quando e se ler, comento aqui com vocês.

Olha o vídeo sobre o lançamento do livro:




O tio do Peter Parker, Homem-Aranha, dizia: “Grandes poderes vem com grandes responsabilidades”. Isso vale também para as mídias sociais, afinal, liberdade de expressão é poder e se você não usá-lo da maneira correta, pode ter consequências desastrosas.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário