quinta-feira, 12 de julho de 2012

Para não largar até terminar


Harlan Coben. O nome é meio estranho, mas garanto que os livros dele são muito bons. Aliás, MUITO bons! Apesar de ainda não ser muito conhecido no Brasil, ele já vendeu mais de 50 milhões de livros mundo afora, isso sem contar as vendas para iPad e outros tablets. Você tem noção de como esse número é alto? Ainda mais em uma época em que se consegue baixar vários livros em PDF de graça.

Esse aí é o nosso amigo Harlan Coben.

Nos últimos quase 20 anos, Harlan Coben lançou 22 (!) livros. Em português eu não sei bem quantos são, porque a editora que o imprimia fechou e depois outra começou a fazer isso e ninguém sabe quais tem realmente porque alguns tiveram só uma edição e não vendem mais. Já li 7 livros dele e o 8º está na esperando no meu criado mudo. É o próximo da fila.

Todos seus livros são suspenses policiais. Os mistérios são tão bons, bem escritos e com todas as pontas amarradas que você não consegue largar enquanto não terminar. Ainda mais porque ele é aquele tipo de autor que termina quase todos capítulos com frases como "E ele viu o que mudaria sua vida para sempre". Tem como não continuar a ler depois de uma afirmação como essa? Aí você vira a página e o próximo capítulo é sobre outro personagem, tratando de um assunto completamente diferente. O que te obriga a ler depois mais ainda.



Harlan Coben (apesar de ler seus livros há mais de dois anos, ainda não consigo falar o nome dele sem dar uma risadinha) escreveu histórias independentes e também uma série cujo personagem principal é Myron Bolitar e seu amigo Win Lockwood. A série é o tema desse post.

Myron, um ex-jogador de basquete e agente de atletas, e Win, sócio, melhor amigo de Myron e quase mais rico do que a Rainha da Inglaterra, sempre tentam ajudar seus amigos, familiares e clientes com problemas relacionados a mortes, sumiços, chantagens e situações do tipo. Claro que ambos são quase uma mistura de Super Man com o Homem de Ferro, já que são mestres em artes marciais, inteligentíssimos, muito ricos, caras de pau, garanhões e com contatos por toda cidade de Nova York. São tão bons em tudo que eu sou apaixonada por eles.

Não são livros muito longos. Tem em média umas 300 páginas. A linguagem usada por Harlan Coben é direta, de fácil entendimento e a narrativa é envolvente. É o tipo de livro que você lê quando quer desestressar, esquecer da vida e relaxar (apesar de ser mistério, você relaxa, prometo. Não é de dar medo).
Infelizmente, a editora foi lançando os livros da série fora de ordem, mas isso não afeta muito o entendimento da história de vida dos personagens.

Até o momento, em português, a ordem dos livros é:

1.       Quebra de Confiança
2.       Jogada Mortal (o que eu ainda não li)
3.       Quando Ela se Foi
4.       Alta Tensão

Vi no site da editora que em setembro vão lançar o 5º livro (que, na verdade, fica entre Jogada Mortal e Quando Ela se Foi) chamado Fade Away, sem nome em português ainda.

Recomendo com todo o amor.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário