sexta-feira, 20 de julho de 2012

O dia que eu beijei um leão


Como eu disse no post de ontem sobre Buenos Aires, na viagem eu visitei o Zoológico de Lujan e ele era tão legal que merecia um post só para ele.


Para começar, eu adoro animais! Tenho um fascínio especial por elefantes, girafas, peixes-boi, leões (culpa do O Rei Leão!), pinguim e outros. Mesmo tendo 24 anos, eu sou que nem criança e amo zoológicos, então, vocês podem imaginar a minha felicidade de ir nesse, né?

O zoológico de Lujan fica a mais ou menos 1 hora de Buenos Aires, na cidade de Lujan, e o ingresso custa 130 pesos (cerca de 60 reais). Ele parece uma fazenda antiga. Os animais ficam em jaulas e gaiolas, menos os patos e gansos que são centenas e ficam soltos atrás das pessoas pedindo comida. Eu parecia a Mamãe Pata com todos eles correndo atrás de mim, já que eu comprei por 10 pesos um pacotinho de ração para dar para eles. Um deles até me bicou.

Eu e a Mari de Mamães Patas com seus patinhos desesperados por comida

QUASE MORRI DE AMOR com o elefante e com os filhotes de leão e tigre. Existe coisa mais linda no mundo?

 Esse aí eu queria roubar, enfiar dentro da minha bolsa e trazer para casa!

Carinho enquanto o filhote de tigre dorme

O mais interessante do zoo de Lujan é que você pode entrar na maioria das gaiolas. Sim, você pode entrar e fazer carinho em leões e tigres, pegar coelhos e patinhos no colo, dar comida para elefantes, dar cubos de açúcar para um urso, peixes para leões marinhos, ração para cavalos, porcos e cabritinhos, andar de dromedário e muito mais. Tem muitos leões, tigres e pumas, mas não é na jaula de todos que a gente pode entrar, só na dos adestrados e calmos.

 Olha o tamanho desse bicho, gente!

A elefanta roubando a banana da minha mão 

Andando de dromedário (o que é um pouco sem graça) 

Ração para o cavalo

Eu até dei um beijo no leãozão estilo Mufasa enquanto ele dormia (Eu só fiquei com dó porque dopam o bichinho). Gente, eu BEIJEI um leão! Até agora eu não estou acreditando nisso!

A prova do beijo no leão!

Eu reparei que dentro de todas as jaulas de animais mais selvagens, como leões e tigres, tinha cachorros junto. Eles deitavam, rolavam e brincavam com os bichos e ainda dormiam agarradinhos. Quando perguntei para o tratador o porquê daquilo, ele me disse que era para “ajudar a formar o caráter do leão”. Os cães, com o seu comportamento “human friendly” ensinam os bravos a serem assim também e aceitam e gostam da presença de pessoas. Eles praticamente viram cachorros quando criados assim desde o nascimento.

Você pode ir para o zoológico de carro, de van, de táxi ou de ônibus. Van e táxi você pode combinar com uma agência ou com um motorista e ele leva e busca por uma média de 40 pesos por pessoa (o que dá uns 20 reais, mais ou menos). O ônibus sai da Plaza Itália, na região de Palermo, e custa 20 pesos ida e volta (uns 10 reais). A gente foi de ônibus porque era mais barato e vimos em blogs que compensava. O que era uma grande bobagem. A viagem é muito mais longa, o ônibus é daqueles de cidade mesmo, desconfortável e lotado. Na ida até que tudo bem, mas, na volta, ele demora a passar no ponto e está SEMPRE cheio, o que faz você ter que esperar o próximo e assim por diante. Não compensa uma economia tão pouca.

Em Buenos Aires tem mais dois zoológicos, mas eu só tive tempo de ir ao de Lujan. Há também o Temaiken, que dizem ser o mais bonito, e o da cidade de Buenos Aires, que tem, entre outros animais, girafa e urso polar.

Se você for a Buenos Aires, não deixe de ir ao zoológico de Lujan e nos outros.

Recomendo.

Teca Machado

3 comentários:

  1. Que legal, Teca! Adorei a sua experiência nesse zoológico. Também quero ir lá :p

    ResponderExcluir
  2. eu vou viajar pra esse zoo em março. mas queria saber se ele da pra ver tudo com calma em um dia só. pq não consegui achar essa informação em lugar nenhum... não sei se vale a pena ir 2 dias pra ver com mais calma ou se só em um dia você vê tudo numa boa.. o que vc acha? deu tempo em um dia só pra você?
    ps: ameei a foto de vc beijando o leão *o*
    (e li em algum lugar que eles não são dopados não, é só o comportamento canino que eles têm mesmo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo! Então, dá para ver tudo tranquilamente em um dia só. O zoológico não é tão grande e as filas para entrar nas jaulas não são grandes. E, se são, andam bem rápido.
      Eu, quando fui, saí de Buenos Aires umas 9h da manhã de ônibus (o que foi ruim, era melhor ter ido de taxi ou van, que demoraria bem menos e gastaria uns 20 pesos a mais, o que dá menos de 10 reais), cheguei lá umas 11h. Passeamos até às 16h, 17h e voltamos para Buenos Aires.
      Vale MUITO a pena ir para Lujan, mas só um dá já dá para aproveitar tudo.
      Os tratadores falam mesmo que os leões não estão dopados, que são mansos porque nasceram lá, vendo gente e cachorro todos os dias, mas, sei lá, né? Eles são mansos até DEMAIS.
      Espero ter te ajudado!
      Volte sempre!
      ;)

      Excluir