segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mitologia Grega, Ação e Adolescência


Hoje o meu lado adolescente vai prevalecer. Podem rir de mim à vontade que eu não tenho vergonha de assumir os meus gostos um tanto duvidosos.

Então, eu amo a série de livros do Percy Jackson e os Olimpianos, do autor Rick Riordan. Ele é aquele do filme Percy Jackson e O Ladrão de Raios, de 2010. (Por falar nisso, início de 2013 sai o filme do segundo livro, YES!)




A história da série gira em torno de Percy Jackson, um garoto de Nova York que sempre teve problemas para se ajustar na sociedade. Taxado como hiperativo, disléxico e com déficit de atenção, é o típico menino problema. Até que, inesperadamente, descobre que os deuses gregos do Olimpo são reais, estão vivos e vivem em Manhattan. Mais do que isso, fica sabendo que é filho de um deles, de Poseidon. Ou seja, é um semideus. Em consequência disso, vai para o Acampamento Meio Sangue, para onde vão todos os semideuses. Lá descobre que seu melhor amigo Grover é um sátiro e conhece Annabeth, filha de Atenas, com quem tem uma relação de amizade/amor/ódio. Com o passar dos livros eles têm contato com todas as figuras mitológicas da história da Grécia.

É aquela velha história do bem contra o mal, dos mocinhos enfrentando os monstros, Olimpo versus Titãs. É um tanto previsível, como toda história adolescente, mas é muito bom. Cheio de aventura e cenas de luta bem detalhadas, a narrativa é boa e envolvente, os personagens são bem construídos e é o tipo de livro que você lê para desanuviar a mente e relaxar depois de um dia cheio.

São cinco livros da série:

1-      O Ladrão de Raios
2-      O Mar de Monstros
3-      A Maldição do Titã
4-      A Batalha do Labirinto
5-      O Último Olimpiano

O quinto livro fecha a história de Percy Jackson, mas, logo depois, Rick Riordan lançou outra série chamada Os Heróis do Olimpo. O cenário é o mesmo, o Acampamento Meio Sangue, e os personagens também, mas os protagonistas são outros. Ao invés da mitologia grega, essa nova série é voltada para a mitologia romana. Por enquanto, são eles:

1-      O Herói Perdido
2-      O Filho de Netuno (lançado mês passado)
3-      A Marca de Atena (que vai ser lançado nos EUA em outubro desse ano)

Eu gosto MUITO dos livros do Rick Riordan, principalmente pelo fato que eu adoro cultura e mitologia grega.

Como sempre, recomendo.

Teca Machado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário