terça-feira, 28 de agosto de 2012

Nicholas Sparks, você estraga a vida das mulheres!


Uma vez, vi na Ciência Maluca da Revista Superinteressante a seguinte reportagem: “Comédias românticas estragam a sua vida - Pesquisadores da Universidade de Heriot-Watt, na Escócia, constataram que assistir a comédias românticas deixa a gente com expectativas irreais – e potencialmente perigosas – quantos aos relacionamentos da vida real.” Concordo. E sabem quem é o principal causador de decepções femininas ao redor do mundo? Nicholas Sparks! 

Os personagens que ele cria são o sonho de toda mulher. John (de Querido John), Landon (de Um Amor para Recordar), Noah (de Diário de uma Paixão), Logan (de Um Homem de Sorte), Alex (de Safe Haven), todos esses homens gentis, românticos, queridos, sensíveis e maravilhosos são apenas fruto da imaginação de Nicholas Sparks. É ou não é para chorar?

Enfim, falei tudo isso porque ontem terminei de ler O Casamento, de Nicholas Sparks. Olha, confesso que o livro em si não é o melhor do autor. Apesar de fininho, achei que ele enrolava bastante no meio. Mas, o final é tão perfeito que vale a pena passar pelas partes meio chatas. Esperando o fato trágico que é tão característico dele, me surpreendi com o desfecho desses.


O Casamento é a continuação de Diário de uma Paixão. Noah e Allie, personagens do livro anterior, se casaram, tiveram filhos e foram felizes. Jane, uma das filhas do casal, é esposa de Wilson Lewis há 30 anos. 

Como era filha do homem mais romântico da face da Terra, Jane esperava que o marido se importasse um pouco mais com ela e a surpreendesse de vez em quando, como seu pai fazia com a sua mãe. O problema foi que ela casou com o homem mais racional e pouco romântico que poderia passar pelo seu caminho. Temos aí um problema de compatibilidade.

Narrado a partir do ponto de vista do marido, o livro conta como o amor caiu na rotina e se deteriorou em três década. Após esquecer o 29º aniversário de casamento, Wilson percebeu que magoou Jane nos últimos anos. Sempre sério e preocupado apenas com o bem estar financeiro, esqueceu-se de que ser marido e pai é muito mais do que isso. O resultado dessa negligência foi ver o amor da esposa por ele diminuir com o passar do tempo.



Desesperado e com medo do fim iminente, Wilson passa a pedir conselhos ao sogro, Noah. Assim, com pequenas atitudes no cotidiano tenta reconquistar o amor da sua vida. Com a chegada do casamento de Anna, filha mais velha do casal, e com a proximidade do aniversário de 30 anos de casamento, Wilson percebe que aquele é o momento certo para resgatar toda paixão e amor que havia no início do casamento.

Eu chorei. O livro mostra que mesmo o maior amor pode cair na rotina e precisa ser cuidado e cultivado ao longo dos anos para sobreviver. Acredito que todos os homens deveriam ler esse livro para aprender com Noah e Wilson. Além disso, todos os noivos também deveriam ler para entender que num casamento, nem tudo são flores, mas que isso não significa que podemos deixar o amor de lado. (Me desculpem, hoje estou romântica e profunda).

Nicholas Sparks entende as mulheres tão bem que é difícil acreditar que ele realmente seja um homem. Será que não é uma mulher quem escreve e ele só tira foto para as capas do livro?

Olha aí o culpado das nossas frustrações!

Recomendo.

Teca Machado 

4 comentários:

  1. Oi Teca!
    Entrei no seu blog em recomendação da Yasmin!! haha
    Adorei o que escreveu, apesar de nunca ter conseguido nem COMPRAR um livro dele.
    Mas lendo o que você disse, lembrei do filme UMA PROVA DE FOGO, que eu também acho que todos os casais deveriam ler, para isso mesmo:
    "Além disso, todos os noivos também deveriam ler para entender que num casamento, nem tudo são flores, mas que isso não significa que podemos deixar o amor de lado."
    Espero que já tenha visto o filme tbm, se não, vale a pena!! Bjinhos Thaila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, eu já assisti Uma Prova de Fogo e, apesar das atuações sofríveis, a história é REALMENTE TOTALMENTE linda e perfeita. Aquilo mostra o que é um casamento de verdade. Qualquer dia comento sobre ele também.
      Se der, leia um livro do Nicholas Sparks. Geralmente são de emocionar e de fazer chorar. Alguns estão nas minhas listas de preferidos.
      Seja bem vinda sempre!
      Beijo!

      Excluir
  2. de pablito aimar:

    Tequina, recomendo o filme "diário da nossa paixão".
    Confesso que ultimamente não tenho lido muito... Os ultimos livros que li fizeram-me xorar e como qualquer maxo latino pensei, pablo, deixa-te disto porque xorar é para as miudas!
    os ultimos foram, 11 minutos de paulo coalho e um desse safado nicholas sparks, não me lembro o nome, era sobre um casal de jovens que se apaixonou e casaram cedo pois era esse o sonho dela pois tinha cancer e sabia que não ia durar muito... para quem não leu o livro, já contei tudo :)
    É claro que só conto e assumo estas coisas pois uso o nik, se meus amigos soubessem destas confissões, gozavam comigo para o resto das suas vidas!
    Recomendo que vejas o filme com teu namorado, vai rolar clima :)

    kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pablito, fico feliz de te ver por aqui! Já assisti e já li o Diário de uma Paixão e AMO. Está na minha "pequena" lista de preferidos, hehe. É realmente MUITO bonito! E não precisa ficar com vergonha, são de chorar mesmo, haha. Ri muito de você falando que só confessa porque está escondido pelo nick, hahaha.
      O que você não lembra o nome é o Um Amor para Recordar, pelo menos é o nome aqui no Brasil. Já li o livro e vi o filme. Sou especialista em Nicholas Sparks, haha. Já li até os livros que ainda não tem em português. E não se preocupe de ter contado o final: Ninguém vai brigar porque não sabe quem é você mesmo, haha. Olha que coisa boa!
      Um beijoooo da parva!

      Excluir