terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cartas Para Julieta: O Livro

Ontem falei sobre o filme Cartas Para Julieta. Hoje vou falar sobre o livro com o mesmo nome, das irmãs Lise e Ceil Friedman.


Apesar de dizer que o livro inspirou o filme, a versão em papel não conta uma história de ficção com personagens, reviravoltas e final feliz. Ele é como um documentário sobre o Club de Giulietta, um grupo de pessoas que se propõem a responder todas as cartas de todos os lugares do mundo que chegam para Julieta, assim como no filme Sophie (Amanda Seyfried) faz.

Fotos das cartas recebidas por Julieta e suas secretárias.

Em Cartas Para Julieta vemos o surgimento do clube, a história do seu primeiro presidente/secretário, que foi quem primeiro levou a sério o mito da heroína romântica, as transformações que a ideia sofreu, as reformas na casa que se acreditava ser de Julieta e do seu túmulo e também as mudanças que o mito provocou na cidade, antes esquecida no tempo.

O Club di Giulietta começou pequeno, com alguns poucos recados e notas deixados para Julieta em seu túmulo. Com a criação da Casa de Julieta, eles começaram a se tornar mais frequentes e a cidade viu nisso uma forma de ser mais notável e se tornar um ponto turístico. O Club di Giulietta, também chamado de Secretários de Julieta, foi montado para responder as cartas com os mais diversos assuntos relacionados ao amor, sejam eles felizes ou tristes, nas mais diversas línguas.

Uma das cartas transcritas no livro (Clique nela para aumentar e conseguir ler)

Hoje, as cartas são deixadas no muro de Julieta pela própria pessoa que sofre de amor e também podem ser enviadas por correio ou mesmo por e-mail. A Julieta está moderna, meu bem!

Por causa do mito e força de vontade de alguns, Verona virou o refúgio romântico de todos os tempos. Tudo no lugar inspira amor e Romeu e Julieta. Tem um ar de tragédia agridoce que permeia todos os cantos de Verona.

As pessoas levam tão a sério a história dos infortunados amantes que tem gente que até mesmo se casa aos pés do túmulo de Julieta para dar sorte. Bom, cada doido com a sua mania.

Um casal se beijando no túmulo da Julieta.

Mas, para mim, o melhor do livro foi poder ter acesso a algumas cartas. Elas são lindas, comoventes, engraçadas, sensíveis. Há de idosos falando da vida maravilhosa que tiveram junto ao seu amor, de adolescentes desesperadas porque o garoto dos seus sonhos não gosta delas, de mulheres e homens solitários que desejam um companheiro, de amores proibidos e muito mais. Até mesmo algumas pessoas pedem que Julieta mande uma carta para a pessoa amada para que veja que até mesmo ela, a rainha do amor, acredita no relacionamento deles. É uma delícia de ler e ver histórias de amor que dão certo (e outras que não dão tão certo).

Olha como o livro é lindo!

Além de muito interessante e diferente, Cartas Para Julieta é lindo visualmente falando. Repleto de fotos, ilustrações e paisagens de Verona, é daqueles livros para ficar em exposição. Tudo é da melhor qualidade possível. Pena que é fino e de rápida leitura.

Se você quer mandar uma carta para Julieta pedindo conselhos ou contando a sua história, ou apenas ficou curioso, basta acessar esse site e se deixar levar pelas histórias de amor.

Recomendo.

Teca Machado

10 comentários:

  1. me diga eu magoei o menino que mais gosto e eu estava namorando com ele e ele terminou comigo oque eu faço por favor me ajude me de uma dica para eu voltar com ele obrigado.....

    com muito carinho
    kauanis2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao sei se isso vai te ajudar mais tente comversar com ele peça desculpas pelo que voce fez para magoalo simplesmente mostre seus sentimentos seja voce mesma talvez ele ainda cita por voce oque poucos podem centir.
      um beijo e boua sorte......

      Excluir
    2. Oi, Kauani!
      O segredo de todo relacionamento é a conversa.
      Tente explicar para ele a situação para que ele entenda o seu lado e o que você sente.
      Se foi algo que o magoou, peça desculpas.
      Espero que tenha ajudado.

      Um beijo!

      Excluir
  2. o Livro se parece com a história do filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Não, o filme foi inspirado na história real da cidade de Verona e no CLub de Giulietta, que responde as cartas.
      :)

      Excluir
  3. Olá Teca!! Amei seu blog !!! Então o livro não parece com o filme?! Mas... esse clube existe até hoje ??? Você poderia me indicar algum livro que tenha lido que seja repleto de romance e aventura? Obrigada.. beijaooo, Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!

      Não, o livro não é romance, ele é histórico. É muito bom! Diferente, sabe?
      O Clube existe até hoje e você pode mandar um e-mail ou carta para Giullieta que ela responde.
      Olha esse post que uma amiga minha recebeu uma carta de lá: http://www.casosacasoselivros.com/2014/04/cartas-para-julieta-resposta.html

      E você pode mandar um recado por esse site: http://www.julietclub.com/en/

      Beijo e volte sempre!
      :D

      Excluir
  4. Boa noite eu assisti o filme é me interessei por ler o livro gostaria de pode conta minha história tbm vou deixar meu email silvapatrici2007@hotmail.com obrigado bjuss ass Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite
    Eu adoro o filme cartas para Julieta. já perdi a conta das vezes que eu já vi o filme.
    Agora pesquisando um bocadinho descobri que também existe um livro. Sabe como poderia adquiri-lo?
    E também vou visitar o site das secretarias de Julieta. muito curiosa para descobrir o que está por la.....
    obrigada pela atenção,
    vania pinela

    ResponderExcluir