segunda-feira, 4 de março de 2013

Por um mundo com mais flash mobs de ópera


Nesse momento quando há o culto por músicas sem muito conteúdo e letras “maravilhosas” (Alô Lek Lek Lek e Tchu Tcha!), a ópera e a música clássica muitas vezes ficam esquecidas. Ok, não tiro o mérito das canções meramente comerciais. Elas são divertidas, bobinhas e eu mesma adoro. Escuto mais isso do que qualquer outro gênero musical. Mas um pouco de cultura não faz mal para ninguém.

Pensando nisso e querendo aproximar as pessoas da ópera, a Vienna Volksoper, a maior orquestra de Viena, realizou um flash mob na estação ferroviária da cidade em abril do ano passado e o resultado foi incrível.

Músicos, bailarinos, coritas e orquestrantes se camuflaram entre os passageiros e funcionários do local e de repente começaram a improvisar a ópera Carmina Burana, a mais conhecida do compositor alemão Carl Orff (Você agora deve estar pensando “Nunca ouvi falar dessa música”. Mas tenho certeza que já escutou).

No início é meio devagar e você acha meio chatinho, mas quando começa realmente Carmina Burana fica muito interessante e bonito. As pessoas ao redor olham achando estranho, porque imagina a atendente da loja que você está comprando começar a cantar ópera do nada. No mínimo engraçado.

Eu queria estar presente para ver essa apresentação ao vivo.


Agora esse vídeo é usado pela Vienna Volksoper como um modo de recrutar novos participantes para a orquestra.

Teca Machado

Um comentário:

  1. Eu adoro Flash Mobs! :D Um dos que mais gostei até hoje foi este: http://www.youtube.com/watch?v=bQLCZOG202k

    ResponderExcluir