quarta-feira, 13 de março de 2013

Simples segredos para uma vida mais feliz


Gosto de ler de tudo um pouco, mas autoajuda não é bem a minha praia. Nada contra, mas também nada muito a favor. Simplesmente prefiro histórias, boas tramas envolventes, sejam de ficção, sejam baseadas em fatos reais. Acredito que muito dos livros do gênero autoajuda ou são chover no molhado, com conselhos óbvios e que tudo mundo sabe, ou são de charlatões (Como um que eu vi uma vez chamado “Aprendendo a Ganhar na Mega Sena”. Se esse autor realmente soubesse como ficar milionário assim, duvido que estivesse escrevendo, ainda mais sobre esse assunto). Mas um livro desse estilo que gosto muito é Os 100 Segredos das Pessoas Felizes.


Não sei se classificaria Os 100 Segredos das Pessoas Felizes em autoajuda. Está mais para livro-de-descobertas-científicas-comprovadas-que-coincidentemente-podem-te-ajudar-a-ter-uma-vida-plena. 

Após milhares de estudos e pesquisas feitas por diversos cientistas ao redor do mundo, o psicólogo e cientista social David Niven teve o trabalho de reunir tudo isso e organizar uma lista com 100 dicas de como se tornar mais feliz.

Feliz, feliz, feliz

A graça desse livro é que, por mais simples que os conselhos sejam (Por exemplo: “Coma frutas”), você sabe que o autor não escreveu isso só porque ele acha ou supõe que é algo que deixa as pessoas felizes. É comprovado.

Cada capítulo é uma das descobertas. Primeiro diz o que é, depois dá um exemplo prático e em seguida dados da pesquisa realizada, geralmente com porcentagem. Apesar de ser derivado de pesquisas científicas, a linguagem do livro é extremamente simples, coloquial e prazerosa. A leitura é bem rápida. Li em questão de quatro, cinco dias.


É bom saber que a “fórmula” para a felicidade não é tão inalcançável assim. Pequenas atitudes e mudanças de comportamento podem fazer muita diferença, desde que você tenha a postura correta em relação a isso.

Claro que é praticamente impossível seguir a risca os 100 conselhos e mesmo se você conseguir, não é certeza absoluta que você vai ser a pessoa mais feliz e radiante da face da Terra. Mas certamente ao adotar vários deles para a sua vida, pode-se colher os frutos, que certamente virão.


Gosto muito da introdução do autor, quando ele diz que não está mandando o leitor fazer isso ou aquilo, mas que “Tudo o que eu posso fazer é apontar o caminho e torcer para que você o siga”. Ele mostra as soluções, depende de você colocar isso em prática.

Uma das minhas dicas preferidas é a 95: “Leia sempre”. Acho que estou fazendo isso certo! Agora só faltam 99, haha.

Recomendo muito.

Teca Machado 

P.S.: Quer treinar o seu inglês? Leia a versão original em inglês de Os 100 Segredos das Pessoas Felizes. Com um conhecimento de nível intermediário é possível entender tudo e aumentar o seu vocabulário. Eu fiz isso e a partir daí comecei a ler bastantes livros em outra língua para treinar.

3 comentários:

  1. Teca, faz tempo que eu ia te indicar um livro, mas esqueço. Você já ouviu falar no The School of Life? É assim, aquele Alain de Botton (conhece? Ele é filósofo autor do best-sellet "Arquitetura da felicidade" e uns outros montes).. Enfim, o Alain de Botton decidiu reunir vários escritores/estudiosos de assuntos diversos para escrever uma coleção de livro-de-descobertas-científicas-comprovadas-que-coincidentemente-podem-te-ajudar-a-ter-uma-vida-plena (adorei!). E assim eles lançaram o The School of Life que além de ser uma coleção linda de livros sobre assuntos bem banais do dia a dia também virou uma escola de verdade lá em Londres. Eu li só um "Como encontrar o trabalho da sua vida" e é sensacional! Lembrei dele agora porque tem título de auto-ajuda, é meio que auto-ajuda, mas não é... Eu li uma crítica falando que a coleção toda é "auto-ajuda para leitores sofisticados". Eu já dei esse do "trabalho da vida" pra vários amigos que também amaram. É sensacional pra gente pensar porque nosso trabalho nos faz tão bem ou porque não da certo pra gente. É super rápido e gostoso de ler! Eu super indico, Teca! E ahhh, ele é lindinho (esteticamente falando). Olha eles aqui: http://www.objetiva.com.br/colecao_ficha.php?id=29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê pra entender o que eu escrevi. Tá bem toscamente escrito! hahahahahah (mente confusa a minha).

      Excluir
    2. Issy, simplesmente ADOREI! Vou comprar com ctz. Achei uma graaaaaaaaaaça as capas e gostei do assunto. Acho que há uns tempos você colocou uma frase dele no seu Facebook. Ia até perguntar sobre o assunto e acabei esquecendo.
      Adorei o fato de que tb é livro-de-descobertas-científicas-comprovadas-que-coincidentemente-podem-te-ajudar-a-ter-uma-vida-plena, haha. Gostou da minha definição?
      Muito obrigada pela indicação. Sempre que pensar em algum livro legal, me fala.
      Saudades suas!
      ;***
      (E claro que eu entendi tudo. Vc escreve bem mesmo "toscamente", haha)

      Excluir