quinta-feira, 28 de março de 2013

Coletânea da época de ouro de Hollywood


Algumas das melhores e mais clássicas cenas do cinema são da época de ouro de Hollywood. Trata-se das décadas de 1930, 1940 e 1950, quando os homens eram exímios dançarinos e cantores, as mulheres eram tão lindas que até doía olhar (Alô Greta Garbo, Rita Hayworth, Marilyn Monroe...) e grande parte das produções era musical. Muitos filmes foram esquecidos pelo público, mas alguns sobreviveram no imaginário e hoje fazem parte da história cinematográfica mundial. O maior exemplo é Cantando na Chuva (Que comentei aqui) e sua famosa cena com Gene Kelly cantando “I’m singin in the rain, just singin in the rain...”.


Em 1974, a MGM fez o documentário Era Uma Vez Em Hollywood (That's Entertaiment, no original) em comemoração aos seus 50 anos de existência. Narrado por Frank Sinatra, basicamente o filme é uma compilação das melhores cenas musicais do cinema de 1925 a 1974. E, olha, tirando umas meio chatinhas e dramáticas demais, são todas fantásticas. É incrível o que os estúdios podiam fazer mesmo com tão poucos recursos de manipulação de imagens ou de câmeras de vídeo. 


Super produções, como no caso dos filmes da nadadora/atriz Esther Williams, são de encher os olhos pela quantidade de dançarinos/nadadores, pelo cuidado com o cenário e com o brilho do figurino. E cenas mais simples, como quando Gene Kelly e Fred Astaire dançavam em um cenário sem nada demais, também são de encher os olhos, pela habilidade e carisma que eles tinham e exalavam. 


Sou suspeita para falar, porque amo o cinema antigo, mas juro que é muito bom mesmo.

Como não é apenas sobre um filme, o elenco que aparece é o mais recheados de estrelas possível. Entre os mais conhecidos estão: Fred Astaire, Gene Kelly (Lindo de babar), Frank Sinatra (Novinho e lindo demais), Elizabeth Taylor, Liza Minneli, Debbie Reynolds, Judy Garland, Donald O’Connor e outros.


Melhor do que falar sobre Era Uma Vez em Hollywood, é mostrar o trailer do filme (Adiante os primeiros 45 segundos porque é só alguém falando. Trailer de 1974, sabe como é, né?):


Era Uma Vez em Hollywood fez tanto sucesso na época do lançamento que a MGM transformou em trilogia. Meu pai comprou o box com os três filmes, mas ainda só assistimos o primeiro. Ficamos tão encantados que quase saímos dançando pela casa.

Recomendo.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário