sábado, 27 de abril de 2013

Os 10 elevadores mais inusitados do mundo


Elevador não é o meu lugar preferido no mundo. Já discorri sobre as minhas aventuras nessas pequenas caixas metálicas voadoras nesse post aqui. Esses dias um colega ficou preso quase uma hora com mais nove pessoas no elevador de serviço do prédio que eu trabalho (Que, diga-se de passagem, não tem nenhum sistema de ventilação e a minha cidade é extremamente quente. Ou seja, suor, calor e quase pânico). Ainda bem que eu não estava lá.

Mas nem todo elevador é uma caixinha cinza, apertada e sem graça. Alguns arquitetos gostam de inovar em todos os sentidos, principalmente nesses espaços que muitas vezes são deixados de lado pelo pessoal de design. Mas um viva para aqueles profissionais que fazem de tudo para que a experiência de subir e descer andares seja a mais prazerosa e inesquecível possível.

O site do jornal O Globo listou há alguns dias os 10 elevadores mais inusitados do mundo. Seguem eles abaixo (Clique na imagem para aumentar):

1- Berlim, Alemanha – O AquaDom tem 25 metros de altura e está dentro do maior aquário cilíndrico do mundo. O diâmetro é de 11 metros. Ele está localizado no Radisson Blu Hotel em Berlim-Mitte.




2- Falkirk, Escócia. É um elevador de barcos rotativo que foi inaugurado em 2002. A roda tem um diâmetro total de 35 metros.



3- Estocolmo, Suécia. O Skyview é um teleférico construído no lado sul do Ericsson Globe, em Estocolmo. É, atualmente, o maior edifício hemisférico no mundo. Tem forma de uma grande bola branca, com diâmetro de 110 metros.




4- Bürgenstock, Suíça. O Hammetschwand (Duvido que você consiga falar isso) é o elevador mais alto da Europa. Pode subir 153 metros em um minuto.



5- Wulingyuan Zhangjiajie, China. O elevador de Bailong está situado ao lado de uma grande encosta de Wulingyuan Zhangjiajie (Também duvido que você consiga falar isso) e tem 330 metros de altura. Alega-se a ser o mais alto e mais pesado elevador ao ar livre do mundo. 




6- Missouri, EUA. Uma das atrações de St. Louis, Missouri, é o Gateway Arch. Para ir para o topo do arco, os passageiros entram em uma cápsula que possui cinco lugares.


7- Lisboa, Portugal. O elevador de Santa Justa, também conhecido como elevador do Carmo, conecta as ruas baixas à Praça do Carmo.



8- Salvador, Brasil. O elevador Lacerda é um dos cartões-postais da cidade e está situado na Praça Cayru, ligando a Cidade Baixa à Cidade Alta. O mais famoso elevador da Bahia transporta cerca de 900 mil passageiros por mês (28 mil por dia). Tem altura de 72 metros.



9- Stuttgart, Alemanha. Esse elevador é do museu da Mercedez-Benz e leva os visitantes de um andar até outro em no máximo 30 segundos.



10- Izmir, Turquia. O Asansör ("Elevador" em turco) foi construído em 1907 como um trabalho de serviço público por um rico banqueiro judeu e comerciante. O objetivo era facilitar a passagem entre a linha costeira estreita de Karata e a encosta.




Queria ir no 1, 3, 4, 5, 6 e 9. “Só”.

Assim até quem tem medo de elevador perde o pavor.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário