sexta-feira, 19 de abril de 2013

Calvin + Mafalda = Armandinho


Se você tem Facebook e pelo menos meia dúzia de amigos, provavelmente viu alguma tirinha do Armandinho nos últimos dois meses. Um menininho de traços simples, cabelo azul e meio cabeçudo que tem umas tiradas e indagações muito válidas. Segundo Alexandre Beck, seu “pai” e criador, ele é uma mistura de Calvin, nas travessuras (Que eu comentei aqui), de Mafalda, nos questionamentos sobre o mundo, e de seus dois filhos de 17 e 10 anos.

Esses são o Armandinho e o seu sapo

As tirinhas me fazem rir bastante. São doces, são engraçadas, são politizadas, são de humor ácido, são de humor simples. Na minha opinião, Alexandre soube equilibrar bem as piadas mais adultas e as tiradas infantis. Isso faz com que qualquer idade se apaixone por Armandinho.

A página do Armandinho no Facebook foi criada no final de novembro do ano passado e já tem mais de 100 mil curtidas. Alexandre contou em entrevista ao site do O Globo que o personagem nasceu meio que por acaso. Em 2010, o jornal Diário Catarinense precisava de três tirinhas urgentes para a edição do dia seguinte. Armandinho já tinha forma, mas não tinha nome ainda. Alexandre desenvolveu as histórias que precisava e mandou para publicar.

Em pouco tempo, ele virou o queridinho dos quadrinhos de Santa Catarina. O jornal então fez um concurso para escolher o nome do garotinho de cabelos azuis. Armandinho foi escolhido porque ele sempre está “armando” algo.

Vários Armandinhos, sua irmã Fê e alguns amiguinhos

Por causa da pressa no início, não deu de criar rosto para os pais de Armandinho, então ficou por isso mesmo, já que eles não são o mais importante, são secundários. Outros personagens são a , irmã do garoto, e o sapo. Alguns amiguinhos também aparecem ocasionalmente, assim como animais.

Alexandre conta que até janeiro a página no Facebook era curtida por seus amigos e uns e outros leitores de Armandinho do jornal. Mas quando teve o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, onde Alexandre mora, ele criou uma tirinha sobre a cidade que foi compartilhada mais de 10 mil vezes e o sucesso chegou.

A página do Facebook tem sido alimentada por tirinhas antigas, já que Alexandre, que é agrônomo e publicitário, anda meio sem tempo. Mas ela nunca fica desatualizada por muito tempo (UFA!). Ele afirma (Para a nooooooooossa alegria...) que um livro do Armandinho está entre os seus planos para esse ano e que já está começando a resolver isso. Agora é só esperarmos!

Abaixo algumas das tirinhas do Armandinho. Divirtam-se! (Clique na imagem para aumentar)

Essa é a tirinha mais famosa












Recomendo.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário