sábado, 18 de maio de 2013

Fogão, vidros explosivos e macarons


Eu não sei cozinhar. Sei fazer miojo e um brigadeiro meia boca. Eu sabia fazer cookies, mas já esqueci como faz. Para falar a verdade, tenho um pouco de medo de fogão e facas. Relembrando minha vida, acho que a apreensão com fogo surgiu quando queimei a minha perna com massinha de modelar (Sim, por mais absurdo que pareça, isso é possível. Saiba como aqui) e a com faca desde sempre, porque eu conheço as minhas “excelentes” habilidades manuais.

Na verdade, já consegui queimar um miojo. Deixei ele cozinhando por três minutos e saí da cozinha. Acabei esquecendo que ele estava lá (Porque é tão raro eu estar preparando algo que nem me dei conta disso mais depois que saí de perto) e voltei um tempão depois. Além de estragar aquele que era o último pacote e uma das únicas coisas que tinha para comer lá em casa, foi um perigo deixar o fogão ligado tanto tempo e o negócio queimando.

Isso é o que acontece quando eu estou na cozinha

Felizmente existe gente pior ainda de cozinha do que eu: Meu pai. Me lembro claramente de quando eu era criança e a minha mãe não estava em casa. Ele costumava comprar chocolate, derreter em Banho Maria e colocar em forminhas divertidas para mim e para a minha mãe. Não sei bem como, mas sempre que ele fazia isso ia parar chocolate no teto. Fora quando ele ia fritar Nuggets e ficava a dois metros do fogão atirando os pedaços congelados no óleo quente para que não espirassem nele (E acontecia exatamente o contrário).

Mas o fato mais absurdo em cozinha lá de casa foi quando numa manhã cedo meu pai ferveu água para tomar um cappuccino. Ele colocou a água lá e saiu da cozinha. Alguns minutos depois, ele escutou um barulhão e correu para ver o que tinha acontecido. Meu pai esqueceu de levantar a tampa de vidro do fogão! Ele colocou a chaleira em cima do vidro e acendeu o fogo. Juro. Com o calor, o vidro explodiu e foram cacos voando para todos os lados. Sorte que não tinha ninguém lá na hora, senão tinha machucado (Pai, por favor, não briga comigo por eu ter contato essa história. Eu te amo, haha!).

Então, tudo isso foi para falar que eu quero começar a me aventurar um pouco pela cozinha. Gente, não posso ter 25 anos e não saber fazer nada desse jeito (Eu não considero fazer miojo saber alguma coisa). Mas eu quero fazer coisas legais, como doces!

Achei uma receita esses dias de macarons e resolvi testar. Ainda não tentei, mas parece ser bem fácil e eu adoro macarons. Então, vou compartilhar com vocês. Vai que alguém aí fica inspirado também?

MACARONS



Ingredientes
1/2 xícara (chá) de clara de ovo
3/4 xícara (chá) de açúcar de refinado
Gotas de corante na cor de sua preferência
1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade.

Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de castanha de caju e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro.

Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo (ou sobre uma fôrma de silpat) pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos). Leve a assadeira para o forno pré aquecido a 100ºC por 10 minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos.

DICA: não aumente mais que 130ºC para não rachar os macarons.

Retire a assadeira do forno e deixe os macarons esfriarem por 10 minutos e depois desenforme.

Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarons (no lado reto). Nesta cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macaron.

RECHEIO DE GANACHE 

Ingredientes
150 g de creme de leite
300 g de chocolate meio amargo picado 

Modo de preparo 
Numa panela em fogo médio coloque creme de leite e deixe ferver.

Numa tigela coloque chocolate meio amargo picado e junte o creme de leite (que foi fervido). 

Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarons

Eles são tão lindos que eu quis colocar foto deles de novo!

Vou tentar fazer e depois conto para vocês como me saí (Não esperem muito de mim).

Teca Machado

Um comentário:

  1. Teca, assista o video do Caio do canal do youtube "ana maria brogui"... ele ensina a fazer macarons de um jeito bem fácil e assistindo o video, parece ainda mais fácil! :)
    Boa sorte na cozinha! kkkkkkk

    ResponderExcluir