quarta-feira, 15 de maio de 2013

A doce e eterna luta entre homens e mulheres


Existe bicho mais estranho do que homem? E criatura mais complexa do que a mulher? Os homens nunca vão saber o que é ter TPM, ficar com as emoções descontroladas, as delícias de se fazer compras (Em promoção!) e porque mulheres vão juntas ao banheiro. Do mesmo jeito que nós nunca vamos compreender totalmente como eles conseguem pegar o controle remoto da televisão e passar indefinidamente os canais ou o motivo de deixarem a toalha molhada na cama ou a tampa do vaso sanitário levantada. Entender vai ser muito difícil, mas saber as explicações científicas não. Você pode começar a encontrar respostas no ótimo livro Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?, de Allan e Barbara Pease 


Não é autoajuda, é como Os 100 Segredos das Pessoas Felizes (Que comentei aqui) que encaixa no gênero livro-de-descobertas-científicas-comprovadas-que-coincidentemente-podem-te-ajudar-a-ter-uma-vida-plena.

Li esse livros há alguns anos. Acho que eu tinha uns 18 anos. Falando sobre ele, me deu até vontade de ler de novo de tão interessante que é. Hoje, mais madura (Falou, Senhorita Maturidade aos 25 anos, haha), entendo mais o que se fala na obra e dou mais risada ainda com as situações descritas. Falando sobre as diferenças entre os gêneros, é impossível não se identificar, identificar os maridos/esposas/namorados ou mesmo identificar seus pais.

Allan e Barbara Pease (Ele não é cara do astronauta Marcos Pontes)

Relacionamentos são complicados porque as pessoas são diferentes, mais ainda os homens e as mulheres. Então, para fazer com que as relações deem certo (Tanto as pessoais, quanto as de trabalho, de amizade e de família) é preciso um pouco de conhecimento do sexo oposto

Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, porque abre os seus olhos para o complicado universo dos gêneros. Por exemplo, a mulher, começa a entender que o homem não é tão ligado a falar sobre sentimentos, mas isso não significa que ele não a ama. Então, é possível diminuir as cobranças e as chatices. Do mesmo jeito que os homens entendem que as mulheres precisam de carinho e frufrus, por isso podem se esforçar um pouco mais. Não é culpa de nenhum dos lados, é do instinto e da evolução da sociedade!

Com alguns testes, exemplos práticos e reais, muito bom humor e uma leitura fácil, Allan e Barbara Pease, um casal de cientistas que estuda incansavelmente o tema dos gêneros, fazem com que o leitor fique vidrado em Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?.

Bem isso, né?

Segue uns trechinhos da introdução para vocês perceberem o tom do livro:

“Quando um homem vai ao banheiro, geralmente faz isso por uma razão específica. As mulheres usam o banheiro como espaço para reuniões sociais e sala de terapia. Podem entrar como estranhas e sair como amigas de infância. No entanto, se um homem disser: "Ei, cara, vou ao banheiro, quer ir comigo?", logo vai provocar suspeitas.

Sob pressão, os homens bebem e começam guerras. As mulheres comem chocolate e vão fazer compras.

[...] Homens e mulheres evoluíram de modos diferentes porque tinha de ser assim. Os homens caçavam, as mulheres ficavam com o grupo. Os homens protegiam, as mulheres cuidavam. Como resultado, seus corpos e cérebros tomaram rumos diversos no processo de evolução e se transformaram para se adaptarem melhor às suas funções específicas. [...] Hoje em dia, sabemos que homens e mulheres processam a informação de modos distintos. Pensam diferente. Têm crenças, percepções, prioridades e comportamentos diversos. Desconhecer este fato é uma receita certa de confusão, sofrimento e desilusão para toda a vida.”

Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor? fez tanto sucesso (Ficou meses na lista de livros mais vendidos do mundo), que Allan e Barbara Pease lançaram continuações chamadas Por que os Homens Mentem e as Mulheres Choram? (Que eu li e é tão excelente quanto o primeiro), Porque que os Homens Coçam a Orelha e as Mulheres Mexem na Aliança?, Porque é que os Homens Nunca Ouvem Nada e as Mulheres Não Sabem Ler Mapas de Estradas?, Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, Será que a Gente Combina?, Como Conquistar as Pessoas e Desvendando os Segredos da Atração Sexual.


Não deixe de ler. Recomendo muito.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Excelente texto Peteca! E os livros são ótimos tmb, além de engraçadíssimos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!!! Se puder, vou comentar deste post quando eu fizer resenha destes livros no blog!!!! Beijos Teca!!!

    ResponderExcluir