quinta-feira, 30 de maio de 2013

Princesas X Mulheres Reais


De vez em quando eu fico impressionada com a criatividade de alguns pais. Já falei de alguns que me chamaram a atenção, como Jason Lee (Aqui), que fotografa as filhas em produções super divertidas, e Patrick Boivin (Aqui), que transforma seus filhos em super heróis aclamados pelo cinema. Agora é a vez da fotógrafa americana Jaime Moore.

A mulher queria presentear sua filha Emma, de cinco anos, com um ensaio fotográfico. Buscando inspirações, encontrou tudo sobre “Como vestir sua filha como uma bela princesa da Disney” e fantasias de Barbies.

Apesar de ter gostado das lindas representações de vidas perfeitas e corpos perfeitos, Jaime percebeu que elas eram apenas personagens fictícios e que não valia a pena tirar fotos da filha com esses ideais vagos. Ela queria fotografias diferentes, que ensinassem algo para Emma.

Então, a fotógrafa pesquisou sobre mulheres inteligentes e que fizeram a diferença no mundo de alguma maneira. Ela queria representar Emma como pessoas reais e que fizeram muito mais do que uma princesa faria.

O resultado é muito bonito e interessante. Segue abaixo:

1 - Susan Brownell Anthony


Susan foi uma feminista líder do movimento norte-americano dos direitos civis. Teve um papel importante na luta por Direitos da Mulher no Século 19 para garantir o direito ao voto nos Estados Unidos.

2 - Gabrielle Bonheur “Coco” Chanel



Acredito que todos conhecem essa mulher. Estilista francesa, uma das figuras mais importantes da história da moda. Além de referência no luxo e na elegância, Coco Chanel também foi uma importante ativista do feminismo.

3- Amelia Mary Earhart


Célebre aviadora americana que desapareceu no Oceano Pacífico em 2 de julho de 1937. Foi reconhecida mundialmente por suas marcas de voo e por tentar realizar a primeira viagem aérea ao redor do mundo sobre a linha do Equador.

4- Helen Keller


“Mantenha seu rosto ao sol e assim não verá as sombras”. Considerada uma das maiores “guerreiras” do mundo, Helen foi uma ativista política e oradora norte-americana com deficiência visual e auditiva, o que nunca a impediu de fazer o que achava certo.

5. Valerie Jane Morris Goodall


É uma artista, ativista e primatóloga inglesa que dedicou sua vida ao estudo do comportamento dos chimpanzés na África e à promoção de estilos de vida mais sustentáveis. Hoje, aos 69 anos, ainda é uma grande protetora da natureza.

6. E uma mulher importantíssima para Jaime: Emma More, uma futura grande mulher.



Uma graça essa menina, né?

Fiquei apaixonada por esse ensaio. Queria ver mais fotos, mas só encontrei essas.

Como muitas vezes acontece, a minha fonte hoje foi o blog Sem Clichê, da Marcella Brafman. 

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário