segunda-feira, 10 de junho de 2013

Bem vindos à Praga, uma cidade linda e cheia de história

Olá pessoal! Neste segundo post vamos falar sobre Praga, capital da República Checa e uma das mais encantadoras cidades européias. Fundada no século IX, é do tipo de lugar que para qualquer lado que você olhe, estará vendo algo centenário e que provavelmente foi obra de um rei ou rainha renomado. 

Sempre digo que a melhor maneira de se conhecer um lugar é fazendo todo (ou grande parte) do percurso a pé. Neste caso não há outra opção, pois carros e ônibus não entram na chamada "Cidade Velha", onde ficam vários prédios históricos. Então, se está com passagem comprada para Praga, leve aquele tênis confortável.

Esculturas que ficam ao longo da Ponte Carlos
(Foto: Iara Vilela)

Praga é puro história, mas tenta misturar as coisas modernas e ao mesmo respeitar todo esse patrimônio cultural. Quando fomos por exemplo, bem no meio da praça central da cidade velha estavam acontecendo os desfiles do Praga fashion week!

Conheci a cidade em setembro, no começo do outono, e a cidade estava simplesmente lotada! Mas entre os monumentos seculares, dois me chamaram a atenção e é com eles que vou começar: a Ponte Carlos e o Relógio Astronômico.

Ponte Carlos em um fim de tarde. (Foto: Iara Vilela)

A Karlův most foi construída em 1347, a mando do Imperador Carlos IV. Com seus 700 anos, a ponte é um dos principais pontos turísticos da cidade. Ao longo da ponte há várias esculturas de bronze como a do próprio imperador e de seu filho, além de imagens de São Vito e Santo Alberto.

A tradição diz que se você tocar algumas dessas estátuas, elas lhe trarão sorte. Prova disso é que algumas partes das placas de bronze estão até polidas de tanto serem tocadas pelos visitantes. Acredita-se também que você voltará mais uma vez a Praga caso toque se na estátua de São João Nepomuceno.


Este é o marido garantindo que vamos voltar.
(Foto: Iara Vilela)

Outra beleza desta cidade é o Relógio Astronômico. Todos os dias, de hora em hora, os turistas abarrotam o lugar em frente ao relógio para vê-lo funcionar. Essa apresentação ocorre das 9 da manhã ás 9 da noite e é tão incrível ver aqueles bonecos que representam Cristo, a morte e o Arcanjo Gabriel 'contando' uma pequena história que compensa ficar na multidão.


O relógio fica ao lado da antiga prefeitura.
(Foto: Iara Vilela)

O relógio é do século XV e é formado por duas esferas: a de cima indica a hora, a posição do sol, da lua e dos planetas. Já o círculo de baixo representa um calendário com os meses do ano e seus respectivos sígnos do zodíaco.


A troca da Guarda no Castelo de Praga. (Foto: Iara Vilela)

O Castelo de Praga é um conjunto - lindo de viver - de prédios históricos entre igrejas, pátios e jardins. É a sede do poder político e religioso desde o século IX, funcionou como residência real até 1918, depois disso virou residência oficial do presidente. Lá eles também tem a cerimônia da troca da guarda! É bonita, mas não tem todo o charme da troca da guarda de Londres.

A catedral demorou quase 600 anos para ficar pronta.
(Foto: Iara Vilela)

Esta aí de cima é a Catedral de São Vito. A construção começou em 1344 e demorou mais de 500 anos para ficar pronta. Depois de muitas interrupções causadas principalmente por guerras, apenas em 1929 é que tudo ficou pronto.

Se você decidiu incluir essa linda cidade no roteiro das próximas férias após ler esse post, a minha dica é de que reserve ao menos dois dias para andar e conhecer os principais pontos turísticos, ver as praças, sentar nos cafés e muitas outras coisas.

#Wanderlust

Iara Vilela é jornalista e como boa wanderluster, ama viajar e já conhece mais de 50 cidades em 11 países. Ela também gosta de chocolate, esmaltes, cervejas especiais, tulipas, moda e é dona de um São Bernardo e de um Golden Retriever. Pseudo-nerd que é, adora toda a obra de J.R.R. Tolkien e Isaac Asimov, além de ter paixão por festivais de música! Entre uma viagem e outra, ela escreve para este lindo blog e também para o "Com os Erros Aprendi", que conta furadas e erros de navegação em muitas de suas viagens pelo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário