sexta-feira, 18 de março de 2016

A verdadeira Lagoa Azul do filme - Por Lala Rebelo


Oi gente, aqui é a Lala Rebelo, do blog de viagens LALAREBELO.COM, e depois de um longo tempo sem postar no Casos Acasos e Livros, estou de volta! :)

Hoje venho falar sobre um paraíso que é real: A LAGOA AZUL, na JAMAICA.


Quase todo mundo já assistiu ao menos uma vez ao filme A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, nome original em inglês), com os atores Brooke Shields e Christopher Atkins, né?!

Veja o trailer, de 1980, aqui:


Há muitas versões, lendas e desentendidos sobre os locais utilizados como cenário do filme, mas a resposta certa é esta: uma ilha chamada Nanuya Levu, em Fiji, e Port Antonio, na Jamaica. Recentemente estive nesse segundo lugar, que fica aqui pertinho, no Caribe, e voltei completamente apaixonada.

Imagine uma lagoa profunda, com água muito muito azul (e super CRISTALINA), rodeada de verde??? ♥ Sensação deliciosa nadar nesse lugar!


[PORT ANTONIO - JAMAICA]

A lagoa fica em Port Antonio, uma cidade pequenininha, com aproximadamente 15 mil habitantes, capital do estado (ou“Parish”, como é dito lá) de Portland, na ponta LESTE da Jamaica. Port Antonio é silenciosatranquila e descontraída. Ideal para quem quer ficar longe de tudo. Pela estrada, há casarões abandonados, que causam uma leve sensação de “cidade fantasma”, mas isso nem sempre foi assim.
Por volta de 1880 o lugar virou um polo do
comércio de banana, e passou a ser o destino preferido dos americanos endinheirados. Portie, como é carinhosamente chamada, cresceu muito, e nos anos 40 e 50 foi mostrada por Hollywood como um destino glamuroso, aparecendo em vários filmes. O ator Errol Flynn também se apaixonou pela região e se mudou para lá com sua esposa no início dos anos 50. A frase que ele usou para definir Port Antonio ficou famosa: “more beautiful than any woman I have ever seen.” (mais lindo do que qualquer mulher que eu já tenha visto).

Aos poucos, os investimentos e os turistas foram mudando de destino, passando a lotar as areias das praias mais ao oeste da ilha (como Negril, Montego Bay e Ocho Rios) e Port Antonio foi se tornando um destino decadente. Eu achei que esse “ar decadente” até adicionou um super charme ao lugar, sabia?! Dá aquela sensação de estar “explorando” um lugar secreto.



[A LAGOA AZUL]

A atração mais famosa da região. E com razão! Mas apesar disso, quando fomos, não havia quase ninguém!! Ta aí a dica: vá de manhã, e em dia de semana. Pode ser por isso que estava vazio. Um lugar com um “quê” de mistério e de magia… Ali me senti transportada para algum lugar da minha imaginação. Acho que é porque "A Lagoa Azul" foi o filme que marcou minhas tardes de infância e adolescência (passou na Sessão da Tarde milhaaares de vezes, né?!). 
A Blue Lagoon é
aberta para o mar e também alimentada por uma nascente de água mineral, o que faz com que ela seja salgada, doce, quente e fria ao mesmo tempo. Quando você mergulha, pode sentir momentos de água morninha (de mar do Caribe) e outros de água MUITO gelada. A lagoa tem em torno de 60 metros de profundidade.
Atenção! Muitas pessoas vão te dizer que é preciso pagar para ir a Blue Lagoon, mas não é verdade. Trata-se de uma
ATRAÇÃO PÚBLICA e GRÁTIS. Você pode chegar, estacionar e nadar, sem pagar nada (há placas na estrada e também a indicação do caminho no GPS – super fácil de achar a lagoa!). Mas não há estrutura alguma (o único restaurante foi destruído pelo último furacão que passou por lá). O que você precisa pagar, e que RECOMENDO MUITO, é para fazer um tour de jangada de bambu (ou de barco normal – mas o de bambu é mais interessante!! hehe) pela lagoa e pelos arredores. 
A
cor da água também é impressionante e muda conforme o sol. E eu, mesmo sendo a louca dos turquesas, me apaixonei por aquele tom de azul, que nunca tinha visto em nenhum outro mar/lago/rio: AZUL COBALTO / SAFIRA, beeem escuro. Realmente impressionante e hipnotizante. Detalhe que quando fomos, estava mega nublado. Imagina esse lugar com muito sol?! Subir nas árvores nos arredores da lagoa e se jogar no mar também é uma delícia!! :)

Eu e meu marido na Blue Lagoon... HAHAHA! Mentiraaaa! Cena do filme de 1980! :D




Nosso passeio de bamboo raft pela Lagoa Azul. Capitão Rasta!!
A nascente de água cristalina na Lagoa Azul
Será que a água é transparente??!

Impossível não se encantar com um lugar desses, né?! Espero poder conhecer o OUTRO cenário do filme algum dia (Fiji) aí venho aqui contar para vocês! :D

Onde se hospedar?

Gostou da Jamaica e quer saber mais sobre o país? Tá tudo aqui: 
  • Introdução a Jamaica (roteiros, dinheiro, idiomas, história, pessoas, Bob Marley, cultura, aluguel de carro, segurança e muito mais);
  • Negril (penhascos, mar azul turquesa e energia boa);
  • Ocho Rios & Montego Bay (cachoeiras para escalar, golfinhos, praias e a vila do Bob Marley).
Um tchibum na Lagoa para fechar o post :)


Beijos, Lala Rebelo

Contato

E-mail - hello@lalarebelo.com
Snapchat - lalarebelo



Lala Rebelo é autora do blog de viagens LALAREBELO.COM. Publicitária, brasileira de Cuiabá, já morou em São Paulo, na França, nos Estados Unidos, na Espanha, na Inglaterra e vive hoje no Panamá (quando não está viajando). Com 27 anos, já esteve em 55 países (e espera que este número não pare de aumentar!). Seu objetivo é te contagiar com essa loucura chamada VIAGEM e te inspirar a pegar um avião ou a estrada para qualquer lugar.

9 comentários :

  1. Gente que incriveeeeelll!!! eu não sabia que existia realmente esse lugar, e a agua é mega azul!! e transparente! Deus é fabuloso!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe!! E é MARAVILHOOOOOSO!!!

      Beijos,
      Lala Rebelo
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  2. Que show!!!! Parabéns pela viagem, deve ter sido incrível uehueeuhe Eu nunca imaginaria que a lagoa azul fosse na Jamaica!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte foi filmado na Jamaica, e outra parte em fiji ;)
      Obrigada,

      Beijos,
      Lala Rebelo
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  3. Respostas
    1. :) é mesmo!!

      Beijos,
      Lala Rebelo
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  4. Gente!!! Eu tenho que conhecer esse lugar!!
    É da Lagoa Azul!!!!!!!
    E é muito mais lindo que no filme!! Deve ser pela resolução da máquina, né? Hahahaha
    Mas eu amei!!
    Estou salivando aqui para conhecer também! *-*

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muuuuito lindo!!! e a Jamaica tem muuuitas outras coisas lindas além da Lagoa. Não é da resolução não, o lugar é fantástico ao vivo.
      Beijos,
      Lala Rebelo
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  5. Que lugar incrível! Que água mais azul... *-*
    Espero um dia poder conhecer também! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir