terça-feira, 8 de março de 2016

Laços do Espírito – Livro 5 da série Academia de Vampiros


Por mais que a febre de livros vampirescos tenha passado (Minha fase Crepúsculo está anos para trás!), tem uma série sobre o tema que gosto muito, o Academia de Vampiros, de Richelle Mead. Li o quinto e penúltimo volume da saga, Laços do Espírito, e posso dizer que a cada obra a autora se supera, sendo esse um dos meus preferidos da série.


Se você não leu os anteriores (Resenhas aqui, aqui, aqui e aqui), os próximos dois parágrafos podem conter spoilers do que já passou:

Rose, nossa querida guardiã violenta e bem sarcástica, voltou para a escola São Vladimir para concluir o último ano depois do seu “passeio” na Rússia para matar Dimitri, o amor da sua vida que virou Strigoi, os vampiros do mal. Ela acha que botou um fim na existência do ex, mas começa a receber cartas ameaçadoras – e de amor – dele, o que prova que ele está bem vivo (Bom, vivo na medida do possível que um morto-vivo consegue viver).

Após a formatura, ela, Lissa, Eddie e mesmo Adrian vão atrás do maior inimigo deles, Victor Dashkov, porque o vilão diz saber como transformar um Strigoi de volta. A aposta é alta e quase impossível, o risco maior ainda, mas Rose acredita que vale a pena salvar o amor da sua vida, mesmo que esteja envolvida amorosamente com Adrian.

Richelle Mead
Laços do Espírito é um livro com bastantes reviravoltas, principalmente no final, e nos tira o fôlego várias vezes. Acontecem mudanças em crenças que o leitor tinha desde o primeiro volume e vira o mundo de cabeça para baixo. Quando você pensa que as confusões (que não são poucas) em que Rose se mete por causa da sua boca grande e impulsividade serão resolvidas, ela se afunda mais ainda e em situações muito piores. Não dá para dizer que a obra não seja envolvente.

Richelle Mead sabe conduzir o leitor, escrever de modo dinâmico e prazeroso e ainda por cima sensual em vários trechos, sem chegar nem perto do vulgar. Só posso reclamar que ela não tem medo de sair matando várias pessoas, mas essa tem sido uma tendência na literatura, mesmo Young Adult e infanto-juvenil, então preciso estar sempre com o meu coração blindado (Mas eu não consigo e sofro!).

Seus personagens bem construídos nos fazem amar seus livros. Rose é uma das melhores protagonistas que conheço, tenho uma paixão muy loca por Adrian e Dimitri (Mais por Adrian, que fique bem claro, já que ele é muito mais divertido e gato do que o sisudo e sexy Dimitri) e Christian também é um cara para se adorar. Só acho muito chata a Lissa, que é uma banana na maior parte do tempo. Se bem que em Laços do Espírito ela está se redimindo, menos reclamona e donzela indefesa que precisa de Rose até para respirar.

O final de Laços do Espírito deixa um gancho enorme para o sexto e último volume da série, que promete ser tão intensa, ou mesmo mais, do que os livros anteriores. Tenho ideias de algumas coisas que podem acontecer no desfecho, mas não consigo imaginar o principal. O suspense está no ar e eu estou bem curiosa.

Recomendo bastante a série inteira.

Teca Machado

9 comentários :

  1. Oii Tecaaaaa!

    Nunca li essa série, mas é tão popular que me deixa curiosa.
    Na verdade faz um bom tempo que eu não leio nada com vampiros!
    Se tiver alguma promoção quem sabe eu não compro né? kkk

    Beeeeijoooos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa, essa série é bem bacana.
      Eu fiquei muito tempo sem vampiros também, mas essa me fisgou de volta.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  2. ainda nao tinha ouvido falar nessa serie,parece bem bacana, conheço mt gente que curte esse estilo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca!

    Tenho a série completa na estante me esperando e pretendo lê-la até o final do ano. Apesar dos vampiros terem saído de moda, eles nunca nos cansam - especialmente quando a história é boa.
    Fico feliz em saber que a série continua boa, é péssimo quando o ritmo e a intensidade diminuem.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, você não vai cansar do Adrian e do Dimitri, tenho certeza.
      Essa série vale muito a pena ler!

      Beijooos

      Excluir
  4. Teca!!
    Já está no último agora!!! São muitas emoções, né?!
    Adorei essa série e tenho certeza que vai adorar também!!

    A Lissa continua chata até o final, na minha opinião.
    Rose é a melhor protagonista.

    Mas mal posso esperar para você começar Bloodlines também! É até melhor que Academia de Vampiros!! :D

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lisa é insuportável mesmo, hahaha.
      Sempre odiei e acho que sempre vou odiar.
      Já a Rose é sensacional!
      Quero ler Bloodlines.

      Beijooos

      Excluir
  5. Eu adooooooro livros de vampiros! Tenho vários! rs
    Mas essa série eu ainda não conhecia. Depois vou procurar pra ler. ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir