segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O segundo melhor filme de Natal: O Amor Não Tira Férias


Véspera de Natal e estou super numa vibe natalina, então nada melhor do que falar sobre filmes no tema. O meu preferido de todos os tempos é o Simplesmente Amor, mas, como já comentei ele aqui, hoje vou falar sobre o meu segundo favorito: O Amor Não Tira Férias (Pausa para o meu suspiro habitual de todas as vezes que penso nos dois).


O Amor Não Tira Férias é daqueles filmes doces (Sem escorrer açúcar), que fazem você sorrir, ficar feliz e ao mesmo tempo chorar porque é lindo. Conceito bem mulherzinha, eu sei, mas é para o público feminino e masculino. É da diretora Nancy Meyers, que é sensacional. Entre as suas obras estão Simplesmente Complicado, Alguém Tem que Ceder e outros igualmente deliciosos de se assistir.

O filme conta a história de duas desconhecidas que trocam de casa para o período de festas do Natal e Ano Novo. Amanda (Cameron Diaz, melhor do que nunca) é uma grande produtora de trailers de Hollywood, com uma mansão gigante na Califórnia, que nunca chora e que descobriu que o namorado a traiu. Íris (A sempre excelente Kate Winslet) é uma jornalista londrina apaixonada e envolvida com um homem há três anos e ficou sabendo que ele está noivo. Ambas com coração partido desejam desesperadamente fugir das suas vidas por um tempo. Por meio de um site, elas se conhecem virtualmente e trocam de casas por duas semanas.

Amanda e Graham

A americana, acostumada ao luxo e ao sol, se vê presa numa casinha aconchegante de campo no meio do inverno cruel. A inglesa passa a curtir a vida como nunca fez antes, a tomar banho de piscina e a ver milhares de filmes. E claro que, eventualmente, o amor chega à vida das duas. Íris conhece Miles (Jack Black, o engraçado), um amigo do ex da Amanda que vai até a casa dela pegar alguns pertences do colega. E Amanda conhece Graham (Jude Law, SEU LINDO), o irmão de Íris que é um tanto misterioso.

Claro, é mais um filme de amor, mas, como ele se desenrola é bonito. Vale ressaltar a presença super amor de Eli Wallach, que faz o papel do vizinho de Amanda, que Íris conhece. Ele é um idoso roteirista de filmes da época de ouro de Hollywood que está se sentindo solitário e acha em Íris a filha que não teve.

Íris e Miles

Os quatro protagonistas estão muito bem em seus papéis e parecem se divertir em todos os momentos. Na verdade, Kate Winslet, Cameron Diaz e Jack Black tiveram os personagens escritos especificamente para eles. O papel de Jude Law seria destinado a Hugh Grant, que por problemas de agenda não pôde gravar. Não reclamei. Jude Law é mais charmoso e carismático como Graham, ainda mais do meio do filme em diante.

O Amor Não Tira Férias tem momentos de querer fazer chorar e de fazer rir (Principalmente quando Íris está no telefone com Amanda e Graham ao mesmo tempo). É uma comédia romântica, mas um pouco diferente do convencional. Vale a pena gastar duas horas e meia da sua vida com esse filme. Eu mesma tenho o DVD e sempre que vejo passando na televisão, paro para assistir.

Amanda na pequena casa de Íris

Recomendo com todo o carinho do meu coração.

Boa ceia de Natal para vocês hoje. Que seja divertida, cheia de amor, paz, família e Jesus.

Teca Machado

Um comentário: