terça-feira, 29 de julho de 2014

Perdida – Um novo preferido!


Eu tenho um novo amor e o nome dele é Ian Clarke. Um perfeito cavalheiro (Mas nem sempre tão recatado) de 1830, ele consegue até deixar o Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito, no chinelo. Ian está no livro Perdida, da autora brasileira Carina Rissi, juntamente com Sofia Alonzo, uma garota de 2010. Aí você me pergunta: Mas como, se um está no século 19 e a outra no século 21? Pois é, estamos falando de viagem no tempo.


Perdida, que peguei em parceria com a Livraria Janina, se tornou definitivamente um dos meus livros preferidos. Eu já tinha adorado Procura-se um Marido (Comentei aqui), da mesma autora, mas fiquei ainda mais apaixonada por Perdida. Bem que resenhas de outros blogs já tinham me avisado. Essa foi uma obra que na hora em que terminei, fiquei com um sorriso besta na cara durante meia hora e abracei o livro por alguns minutos, feliz da vida por ser uma pessoa que gosta de ler e tem acesso a histórias tão incríveis.

Em Perdida, Sofia é uma garota moderna maníaca por tecnologia. Não consegue entender como as pessoas sobreviviam sem computador, celular, mp3 e acessórios do tipo. Quando numa noite de bebedeira seu amado celular cai na privada, pensa que seu mundo acabou. Na manhã seguinte, corre até uma loja para comprar um novo. Ela acha a vendedora meio esquisita, mas como ela apresenta um modelo lindo, maravilhoso e barato, Sofia não pensa duas vezes e compra. Mas o problema é que quando liga, o aparelho a leva para 1830.

Se sentindo mais perdida do que nunca, ela é salva por um rapaz chamado Ian Clarke, que a leva para sua casa e cuida dela, mesmo a achando um tanto louca por causa das roupas estranhas, do tênis e dos modos nada delicados das moças do século 19. Agora, Sofia está desesperada tentando encontrar um jeito de voltar para casa, mas e se casa não for mais 2010? Talvez seu coração, apaixonado por Ian, é que tenha razão.

Carina Rissi

Sofia, que é a narradora, é uma protagonista fantástica. Engraçada, inteligente e adorável, mesmo com seus trejeitos pouco educados, vemos o crescimento da personagem. É muito fácil acompanhar a sua linha de pensamento e nos vemos totalmente envolvidos por ela. Fora que Carina Rissi conseguiu algo muito difícil, nos mostrar todas as intenções e qualidades de Ian mesmo sem ele ser o narrador. E que rapaz cheio de boas qualidades e intenções! Duvido que alguma mulher que leu Perdida não se apaixonou perdidamente por ele. Carina Rissi, pelo amor de Deus, me fala como voltar no passado para que eu encontre o Ian! Impossível não gostar desse casal tão oposto. E há personagens secundários também maravilhosos, como Elisa, irmã de Ian, Madalena, cozinheira da casa, e Gomes, o mordomo.

A leitura é fácil e totalmente crível (Tirando a viagem no tempo, óbvio). Os diálogos são “reais”, nenhum pouco forçados e o choque de cultura entre dois séculos foi muito bem apresentado. É doce e romântico sem ser exagerado ou meloso. Mesmo Ian sendo um rapaz de 1830 extremamente educado, ele é até meio assanhadinho para a época, haha.

Li as páginas de Perdida me deliciando e me afundando na história. Às vezes rindo, às vezes emocionada, o meu coração foi enchendo de amor por Ian e Sofia e sei que é aquele tipo de livro que não dá de esquecer.

Fiquei triste ao terminar a leitura porque acabou. Queria mais! Mas aí descobri que sim, tem mais! Carina Rissi vai lançar na Bienal do Livro de São Paulo mês que vem a continuação, chamada Encontrada – À véspera do felizes para sempre. E, TEM MAIS DE NOVO! Perdida vai virar filme e deve ser lançado em 2015. É ou não é para morrer de amor?

Capa da continuação de Perdida

Por essas e outras que cada vez mais fico feliz de ver autores nacionais ganhando destaque e com obras de tanta qualidade.

Recomendo um montãozão.

Quer comprar (Eu acho que você deveria)? Tem aqui na Livraria Janina.

Teca Machado


5 comentários:

  1. Também fiquei totalmente apaixonada pelo livro!!!! É maravilhoso, tudo, e pelo amor de Deus, quero um Ian desses pra mim!! Hhaahahahah amei sua resenha, são as mesmas impressões que tive da história :)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu simplesmente amo todos os livros dela <3 mais o senhor Clarke ele perfeito, o livro literalmente te trasporta pre outro mundo.

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amei toda a serie! A Carina é ótima.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente amo toda a série desse livro. Muito top. Foi o primeiro livro que me fez chorar

    ResponderExcluir