terça-feira, 23 de junho de 2015

A Lista: 100 nomes, um mistério e uma matéria


Adoro histórias fantasiosas, no melhor estilo As Crônicas de Nárnia, mas também sou muito fã quando o autor consegue transformar situações e personagens que podiam muito bem ser reais em um livro emocionante e interessante. Quem consegue fazer isso muito bem é a Cecelia Ahern, de P.S. Eu Te Amo e Simplesmente Acontece (Comentei aqui). Dessa vez, com o livro A Lista, que a Editora Novo Conceito me mandou como parceria, o mesmo acontece.

Livro cedido pela Editora Novo Conceito

Em A Lista, Kitty Logan, jornalista irlandesa, está no fundo do poço. Todos os aspectos da sua vida vão de mal a pior. Sua carreira saiu dos trilhos e o país inteiro a odeia, seu namorado a deixou e nem teve a cortesia de avisar, o melhor amigo está sempre decepcionado com ela, seus pais sentem vergonha dela e falam na cara e a sua mentora, amiga e editora Constance está no hospital morrendo de câncer. Isso tudo em meio a um processo judicial que ela está respondendo por fazer uma matéria sobre um professor que abusava de alunos sem ter pesquisado bem e, no fim das contas, o cara ser inocente. Nada está fácil para a garota.

Após a morte de Constance, Kitty encontra uma ideia de matéria da mentora: Uma lista com 100 nomes. Mas é só isso, mais nenhuma explicação. Cabe a Kitty correr atrás dessas pessoas, entrevista-las, descobrir qual é a ligação entre elas e porque a amiga queria juntá-las numa matéria só. Querendo se redimir do seu erro em rede nacional e com desejo de dar voz à Constance pela última vez com a sua última ideia, Kitty precisa escrever a melhor matéria da sua vida. E descobrindo aos poucos o motivo dos 100 nomes estarem na lista, ela conhece pessoas incríveis que, mais do que tudo, a ajudam sair do estado de topor em que se encontrava.

Cecelia Ahern
Quase dá de acreditar que Cecelia Ahern se inspirou em algum caso real. Sua protagonista Kitty é muito verossímil. Cheia de defeitos e imperfeições, mas na verdade uma pessoa boa que está sofrendo terrivelmente, mesmo que não demonstre no seu exterior. Na fome por uma boa matéria (E eu como jornalista entendo isso), ela cometeu um erro terrível que agora irá persegui-la pelo resto da vida e sabe disso. Dá para ter muita raiva de Kitty, mas só porque nos enxergamos nela. A autora basicamente transforma uma lagarta em borboleta.

Os outros personagens também são ótimos. Constance aparece pouco, mas sua voz e sua personalidade ecoam em todo o livro. Steve, o melhor amigo, é do tipo que você quer que seja o seu melhor amigo. E as pessoas da lista que Kitty encontra são incríveis. Suas histórias são doces, tristes, felizes, divertidas, diferentes, interessantes. O leitor se apaixona por cada uma delas e suas particularidades.

A Lista, ao contrário dos outros livros de Cecelia Ahern que eu li, foca mais na autodescoberta e no autoperdão de Kitty do que numa história de amor. E a amizade e os laços que ela cria também é um aspecto muito forte da leitura. É um livro com bastante reflexão, mas ao mesmo tempo com um pouco de ação quando a protagonista está com as pessoas da sua lista.

A autora tem uma sensibilidade de escrita que não em qualquer lugar que a gente encontra. Morro de vontade de ser amiga dela, haha. Mesmo quando suas histórias são de amor, ela não é melosa ou cheia de água com açúcar demais, é na medida certa. Eu não tinha nem ideia de qual seria a ligação entre as pessoas, mas a explicação sobre o assunto é muito boa.

A Lista é um livro sobre transformação, perdão, amizade e redenção. A leitura vale muitíssimo a pena! Cecelia Ahern arrasou mais uma vez!

Recomendo muito.

Teca Machado

8 comentários:

  1. Oi Teca,
    Adoro a escrita da autora e também tenho vontade de ser amiga dela. Tomar um chá e conversar sobre suas obras.
    Estou vendo muitos comentários positivos sobre A Lista e sua empolgação em falar que mais uma vez a Cecelia arrasou só aumenta ainda mais minha curiosidade!!
    Adorei a foto com o minion, tão fofo!!! ^^
    Beijos querida,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse parece ser bem interessante.

    www.semsorte.com

    ResponderExcluir
  3. Olha eu sinceramente tenho que dizer que fiquei muito surpresa com sua resenha, porque eu achei tudo muito lindo e uma das minhas colaboradoras também resenhou esse livro e gostou bastante. Mas eu ainda não li. Espero gostar tanto como você. Até porque a Cecelia é uma das minhas autoras preferidas e por conta disso estou com bastante expectativa. Amei a capa do livro e a história tá me fascinando a cada resenha que leio e o seu acabou de me convencer disso viu?! Parabéns pela sua escrita. Meus parabéns!


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-primeiro-e-unico.html

    OBS: Você nunca pensou em ser resenhista não? hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Gente, eu amo o corte de cabelo da Cecelia *-* Já li alguns livros dela, e assim como você, adoro ♥ Confesso que prefiro mais as histórias de amor, mas quero muito conhecer "A lista", e ver Kitty perdoando e amadurecendo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Teeeeeca!! Q saudade daki! Eu to com tanta coisa na cabeça... Enfim! Adorei seu post! Fiquei com muita vontade de ler esse livro... Gosto de historias humanas/ reais sabe? Nao baseada em fatos reais, mas que os personagens sejam verdadeiros... Sabe? Ah! Nao sei explicar! Huahauahau
    Bjinhos!
    Juju

    ResponderExcluir
  6. Vejo opiniões diversas sobre esse livro,
    mas nada que tire o meu desejo em ler ele o mais breve possível

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  7. Deve ser legal esse livro, eu não conhecia
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser ótimo! Acho que ando precisando de leituras nesse estilo. ^^
    Ótima resenha!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir