sábado, 27 de junho de 2015

Apenas Um Ano – Gayle Forman, sua linda


Se um dia pode mudar a sua vida, imagine o que um ano é capaz de fazer. Mais do que encontrar o amor, esse período é tempo suficiente para que alguém encontre a si mesmo. E é isso que vemos no livro Apenas Um Ano, continuação de Apenas Um Dia (Comentei aqui), de Gayle Forman, que recebi em parceria com a Editora Novo Conceito.

Livro cedido pela editora Novo Conceito

Estava super ansiosa por esse livro, já que amei Apenas Um Dia. Apenas Um Ano, na verdade, não é uma continuação, é um complemento do anterior, já que mostra o que acontecia com Willem enquanto Alysson (Ou Lulu) narrava o primeiro volume. Agora vemos a voz de Willem, já que antes conhecíamos o misterioso rapaz apenas pelos olhos apaixonados e encantados de Alysson. Antes muitas vezes não entendíamos suas atitudes, que em certas ocasiões foram tomadas como de cafajeste, bipolar e insensível. Agora percebemos que não foi bem assim.

Willem está perdido. Tanto literalmente quanto psicológica e emocionalmente. Ele acorda atordoado numa cama de hospital, em uma cidade que ele não lembra qual, com o rosto machucado e sem saber o que aconteceu. Tudo está nebuloso, mas o que ele lembra é que tem alguém o esperando em algum lugar. Não lembra quem e nem onde, mas a sensação é forte. 

Quando tudo volta à sua mente, ele sai em busca da sua Lulu, a garota comportada, de grandes olhos castanhos e muito doce com quem passou o dia anterior em Paris e com quem compartilhou a noite. Mas mais do que isso, ela preencheu o vazio que ele tinha dentro de si pelos últimos anos, desde que a sua vida familiar saiu dos trilhos. Com ela, ele finalmente estava sendo curado. Quando volta ao lugar dos dois, é tarde demais. Ela se foi e ele nem ao menos sabe o nome verdadeiro dela. Como encontra-la agora?

Gayle Forman
A busca de Willem pela sua Lulu é um ato de fé e acasos. Willem acredita fortemente nos acasos, foram eles que juntaram seus pais Bram e Yael décadas antes. Enquanto procura a moça dos seus sonhos, Willem descobre mais sobre si mesmo e sobre seus relacionamentos quebrados do que acreditava ser capaz. Ao longo do caminho ele reconstrói a si mesmo, a relação conturbada com a mãe, a amizade com os amigos, a sua fé no amor e, acima de tudo, ele percebe que chegou o momento de crescer e se tornar adulto.

Apenas Um Ano é um livro delicioso e intenso. Gayle Forman, como sempre, escreve de maneira simples sobre sentimentos complexos, nos colocamos na pele dos personagens, de Willem. Agora alguns mistérios do livro anterior sobre as atitudes dúbias do rapaz foram respondidos, percebemos que ele não é tão seguro, cheio de si e mulherengo (Ok, ele é mulherengo, mas Lulu o mudou e o amamos mesmo assim). Ele é na verdade quebrado por dentro, um rapaz que quis ser mochileiro e se perder no mundo para não se perder dentro do vazio de si mesmo e não encarar os problemas da vida.

Um ponto muito interessante sobre a obra é que ela passeia em vários países do mundo. Vamos com Willem para Holanda, Índia, México e nos sentimos seus companheiros de viagem. Além disso, ainda temos muito Shakespeare, encontros, desencontros, saudades e muitas obras do acaso.

Confesso que queria um pouquinho mais de páginas em Apenas Um Ano. Poxa, Gayle Forman, mais uns parágrafos teriam me deixado tão feliz. Mesmo assim, o livro acaba de uma maneira doce e delicada, exatamente como o caso de Apenas Um Dia.

Gayle, depois de quatro obras suas no meu currículo literário digo com toda certeza que leio tudo o que você escrever, até lista de compras, viu?

Recomendo bastante.

Teca Machado

4 comentários:

  1. Teca
    Eu não conhecia o livro, nem o primeiro da série, mas li sua resenha mesmo assim. Eu gostei bastante, o escritor para ser capaz de conquistar muito facilmente o leitor. Foi essa a impressão que eu tive. Tenho um livro dela na prateleira aqui de casa, mas ainda não tive o tempo para ler. Depois da sua resenha fiquei mais interessada.

    bjinhus
    dudikobayashi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parece um ótimo livro!
    Quero ler os dois! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaaai, Teca, me fala que vai ter filme desse livro também.
    Quero muito Willem na minha vida, kkkk.
    Li o primeiro e amei e agora estou mega curiosa por esse segundo.
    A Gayle Forman comanda!
    Beijos, Lud Arval

    ResponderExcluir
  4. Teca, eu pesquiseiii muito e achei o terceiro livro da série, somente em inglês e com poucas páginas. Chama-se Just One Night e conta exatamente o que queríamos saber mais.
    Vale a pena! Comprei ebook na amazon.
    Beijos

    ResponderExcluir