terça-feira, 30 de julho de 2013

O fio invisível que nos une

Há um provérbio chinês, que abre o livro Uma Lição Inesquecível, que afirma que as pessoas que devem se encontrar estão conectadas por um fio invisível que as liga pelo resto da vida. O fio pode encurtar, esticar, se enrolar, o que for, mas ele nunca se rompe. Alguns  chamam isso de destino. Para Laura Schroff, uma executiva que nos anos 1980 estava com a carreira em ascensão, o “fio” a fez encontrar Maurice, um menino de rua negro, pobre de 11 anos.


O livro Uma Lição Inesquecível, de Laura Schroff e Alex Tresniowski, é baseado na história real de Laura e de Maurice e de como a amizade entre eles salvou a vida dos dois de uma maneira completamente improvável.

Em certa tarde, uma segunda-feira em 1986, Laura estava caminhando pelas ruas de Manhattan. Um garotinho de repente lhe disse: 

- Com licença, senhora. Tem uma moeda? Estou com fome. 

Laura e Maurice logo após se conhecerem

Laura passou reto, pois como todo mundo na grande ilha de Nova York, estava acostumada a ver mendigos e pedintes, a tratá-los como invisíveis. Mas de repente a executiva parou, deu meia volta e disse que se ele estava com fome, ela o levaria para almoçar no Mc Donald’s. Começou assim uma amizade no mínimo inusitada que levou a encontros semanais entre os dois por mais 150 segundas-feiras.

Maurice sempre viveu um um mundo rodeado de drogas. Sua casa não foi um lar, e sim um antro de tráfico e prostituição. Ele nunca teve estabilidade e normalidade. Laura providenciou isso a ele, juntamente com amor, compreensão e compaixão, além de ensinamentos de valores e de ética. Já Laura teve uma infância difícil com o pai alcoólatra, mas sempre foi amada pela família e, apesar de simples, nunca lhe faltou nada. Maurice lhe providenciou algo que ele nunca teve: Um filho e amor incondicional. Maurice diz que Laura foi o seu anjo. Laura diz que Maurice foi o seu anjo. 

Laura e Maurice hoje

Uma Lição Inesquecível é um livro com aquele tipo de história que precisa ser compartilhada com o resto do planeta. Do tipo que aquece o seu coração e te faz perceber que, talvez, o mundo não esteja tão perdido assim. Ainda há pessoas boas por aí que fazem o bem realmente sem olhar a quem.

A leitura desse livro flui e vai rapidinha. Não são muitas páginas, só 256. A linguagem é fácil, simples e tranquila. Uma Lição Inesquecível não é nenhuma grande obra de literatura, mas pode fazer a diferença de uma maneira profunda. Mostra que pequenos atos são aqueles que, na verdade, fazem mais diferença na vida de quem precisa.


Recomendo.

Teca Machado

2 comentários: