segunda-feira, 15 de julho de 2013

William P. Young 1: A Cabana

A trindade Divina de Pai, Filho e Espírito Santo sempre é mostrada em livros e textos religiosos de maneira formal, meio distante e quase inalcançável. O livro A Cabana, de William P. Young, lançado em 2008, mostra exatamente o contrário: Deus, Jesus e o Espírito Santo no formato de pessoas, conversando, interagindo e dando conselhos. Acredito que seja por isso que o livro virou um sucesso editorial no mundo inteiro.



Já aviso: A Cabana é um livro triste. Tristíssimo. Eu acho que chorei quase que do início ao fim. Ok, confesso, não é muito difícil me fazer chorar. Mas praticamente todo mundo que eu conheço que leu deixou pelo menos uma lágrima tímida rolar bochecha abaixo. Se não, olha, vai no cardiologista, porque provavelmente você não tem coração.

Enfim, em A Cabana, Mack é um homem de família, casado com cinco filhos. Bom, na verdade quatro. Sua filha mais nova, seu xodózinho, Melissa, também chamada de Missy, foi sequestrada e assassinada por um serial killer conhecido como Matador de Meninas

Antes Mack não era a pessoa mais religiosa do mundo, mas tinha muita fé, frequentava igreja e tinha Jesus como seu salvador. Só que depois desse ocorrido, seu coração ficou duro e Deus, para ele, “perdeu a graça”. Por que Ele havia permitido que uma criança jovem e inocente tivesse que passar por uma atrocidade dessas?

Um tempo depois, numa manhã de inverno qualquer, Mack recebeu um bilhete aparentemente de Deus dizendo para que ele vá até a cabana onde supõe-se que aconteceu o assassinato de Missy. Mesmo achando que é uma brincadeira de mau gosto, ele vai. Chegando-lá, Mack realmente tem um encontro com Deus, Jesus e com o Espírito Santo, que foram retratados pelo autor pela maneira mais humana possível, sem tirar a santidade Deles.

Esse é o autor

Mack e os três têm conversas sérias e Eles mostram que tudo o que acontece tem um desígnio, um motivo, e que mesmo nos momentos de maior dor Deus nunca abandona os seus filhos, que, no caso, somos todos nós.

A leitura, apesar de ser sobre a história de Mack, faz com que o leitor reflita sobre a sua própria vida, sobre o seu relacionamento com Deus. Deus se mostrou mais acessível. Jesus é tão querido que quando terminei, tudo o que eu queria era dar um abraço nele. Comecei a enxergar o Espírito Santo de maneira completamente diferente. Antes eu via como o mais distante de mim, com um papel que não me “afetava” tanto no dia a dia, vamos dizer assim. Mas eu estava totalmente errada, óbvio. Mesmo sendo uma ficção, a mensagem é real.

A Cabana é o tipo de livro que marca, que provavelmente você nunca vai esquecer. Que acarreta algum tipo de mudança na sua vida, seja leve, seja drástica. E, se você é do tipo que lê livro repetido, provavelmente vai querer dar uma olhada nele de novo. A Cabana tem umas citações bem legais que dá para marcar e usar na sua vida

Recomendo.

Amanhã falo sobre o outro livro de William P. Young, um lançamento chamado A Travessia.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Eu amei esse livro.. e li numa fase da minha vida que ele se encaixou perfeitamente.. com certeza é um livro que dá para se ler várias vezes.. Ótimo post Teca!!

    ResponderExcluir
  2. Se você gostou do Livro A CABANA, ou se odiou o livro, mas mesmo assim leu, então você não pode deixar de ler o Livro RABISCOS DE DEUS-de Aluisio Nogueira-Editora Ágape: É sem dúvida um livro muito mais consistente e aborda as mesmas questões com uma história que prende o leitor do início ao fim, mas devo admitir que do meio em diante a história me conquistou, fiquei muito surpresa, admirada por ler um livro tão profundo sobre a existência humana. A história é envolvente e você embarca completamente naquela cidade e na vida da protagonista Celina que é uma mulher radiante! Além dos demais personagens fortes e vibrantes como o Vilão Navarro e Márcio um ativista social pouco religioso, mas com fé suficiente para transformar a vida de muita gente nessa história que tem Romance, Ação, Fé e todos os ingredientes de um Livro de suspense que mais parece um filme, um longa metragem maravilhoso que não consigo esquecer, já li diversas vezes. Foi um presente na minha vida! Assista ao Booktrailer: http://www.youtube.com/watch?v...

    Na mídia: http://www.dino.com.br/release...

    Na Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com...

    Na Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com...

    ResponderExcluir